Início » Geral » WorkBetter: saiba mais sobre o novo produto desenvolvido pela SocialBase que está em fase de testes
Geral

WorkBetter: saiba mais sobre o novo produto desenvolvido pela SocialBase que está em fase de testes

workbetter novo software em teste da socialbase

Criada em Florianópolis – a Ilha do Silício – em 2012, a SocialBase é uma empresa que acumula em seus anos de existência uma história de evolução: foi acelerada na Plug and Play Tech Center, venceu a etapa Catarinense do Desafio Brasil Startups, recebeu um investimento pela Senior Sistemas (referência em tecnologia há 30 anos no mercado brasileiro), e recentemente tornou-se parceira oficial do Great Place to Work Brasil. 

Durante esses anos, muita coisa mudou: a empresa evoluiu, a equipe amadureceu, e a nossa proposta de valor tornou-se mais sólida. Prova disso é que atualmente a plataforma que desenvolvemos faz parte do cotidiano de mais de 80.000 pessoas, que a utilizam todos os dias para trocar informações de trabalho. 

Com base no volume de uso da nossa solução, vieram os aprendizados: atingimos um excelente (baixo índice) de churn, um bom NPS do usuário final para o nosso mercado, e uma rentabilidade atrativa. 

Mas que história é essa de novo produto? 

Em time que está ganhando não se mexe”, você pode até pensar. Mas para nós isso não é verdade. 

Nossa empresa acredita que pode sempre melhorar e estamos o tempo todo pensando em novas formas de fazer o que fazemos de um jeito diferente, mais efetivo e melhor. 

Nesse sentido, depois de algumas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, entendemos que poderia haver um espaço para atendermos o mercado, potencializando nosso propósito, e entregando valor para um número ainda maior de pessoas.

A solução que desenvolvemos está em constante evolução: diariamente nossa equipe cria melhorias, ajustes, novas funcionalidades, redesenha a experiência e melhora o código da aplicação. 

Por aqui nós trabalhamos em um ambiente em que há muito espaço para sugerir, mudar e experimentar. Nesse sentido, somos totalmente abertos. Mas algumas ideias que queríamos implementar para testar com os usuários exigiam algum nível de mudança técnica, que poderia impactar no desempenho da ferramenta atual.

Como estamos sempre pensando em uma boa usabilidade, comprometidos com a qualidade da nossa ferramenta, e como nossa o solução já está bem consolidada no mercado, sendo usada todos os dias por milhares de pessoas, entendemos que ela não era o melhor lugar para testarmos coisas novas. 

Por isso, resolvemos criar um MVP (Produto Minimamente Viável) de uma nova ferramenta, a fim de desbravar nossas novas ideias, incertezas e hipóteses. 

A inspiração de criar algo novo

Por sermos uma empresa de tecnologia que ajuda outras organizações a transformarem a sua comunicação interna em fator de produtividade para pessoas e times, entendemos que esse processo possui um certo grau de complexidade. 

Embora nossa ideia seja facilitar esses processos, nosso conceito de simplicidade passa longe de apenas fornecer mais um canal, ferramenta de comunicação, ou software.

Nós acreditamos que a forma como as pessoas se comunicam dentro das empresas faz toda diferença em sua produtividade, na forma como elas alinham seu propósito pessoal ao corporativo, na sua motivação, realização pessoal, na vida profissional, familiar e no que estão entregando com seu trabalho, tanto para a empresa, como para a comunidade e até para o mundo.

Esse pensamento nos inspira todos os dias e nos motivou a testar um novo caminho: o WorkBetter

O que é “WorkBetter”, afinal?

Estamos chamando nosso novo produto em teste de WorkBetter (e inclusive o próprio nome é um experimento), pois em uma tradução literal é isso que queremos ajudar as pessoas a fazerem: trabalhar melhor. 

“Empoderar pessoas para que superem desafios e realizem mais” este é o propósito que está guiando nossa equipe E, para nós, uma ferramenta que ajuda as pessoas a trabalharem melhor, se comunicarem melhor, se organizarem melhor, é uma forma de cumpri-lo. 

Para além de informar, o WorkBetter é uma solução onde é possível organizar informações e conhecimentos relevantes, para que as pessoas gerem o máximo de valor com seu trabalho. 

Senso de pertencimento é bom, mas orgulho de pertencer é melhor ainda, e um dos efeitos desse modo de trabalhar a comunicação é exatamente criar conexões verdadeiras com tudo relacionado ao trabalho. Por isso, três palavras resumem bem a nova fase que está começando na SocialBase: comunicar (já fazemos), organizar e colaborar.

Criamos o WorkBetter para ser a plataforma para pessoas e times que desejam fazer mais ao evitar a falta de informação e criar o ambiente único com as informações necessárias para que gerem o máximo de valor possível.

Que fique claro: WorkBetter é o um teste de um novo produto. Mais importante do que o produto é a nova fase que estamos inaugurando, um movimento de fortalecer nosso propósito e vivê-lo. 

Muitas coisas podem acontecer nessa jornada:

  • O produto pode ser amado por todos e daí a gente “arredonda” o que faltar e disponibiliza para todos;
  • WorkBetter pode simplesmente nos fornecer o aprendizado que precisamos para refinar o SocialBase de hoje;
  • Temos que jogar tudo o que construímos no WorkBetter fora e começar outra vez.

Seja qual for a realidade que se manifestar nós garantimos que nossos clientes, em primeiro lugar, e o mercado puxem o desenvolvimento do produto que tangibiliza perfeitamente nosso propósito. 

Quanto a nossos clientes, o produto atual manterá seu desenvolvimento e melhorias, sem qualquer alteração de planos. Inclusive queremos ouvir primeiro quem já confia em nosso trabalho. Nossa intenção é trazer algo melhor, mais confortável e que resolva vários pontos que são trazidos pelos muitos milhares de usuários atuais.

Ah! Vale ressaltar que além do significado literal (trabalhe melhor), utilizamos o nome “WorkBetter” em inglês também em função da demanda internacional que nós já recebemos atualmente e, até então, não tínhamos como atender (agora nosso produto já funciona em três idiomas).  

Quem trabalhar melhor, vive muito melhor também.

E então, bora testar o WorkBetter? 🙂 workbetter-teste-ja

Sobre o autor

Daniara

Daniara Citadin

Sou designer e musicista. Curiosa por Psicologia e por Economia Comportamental. Na SocialBase o meu objetivo é criar soluções que deixem o trabalho mais leve, fácil e colaborativo.

/* ]]> */