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7 recursos do SocialBase para ajudar na sua comunicação interna durante o coronavírus

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Por conta do cenário que estamos vivendo, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), é inevitável perceber o movimento das empresas para implementar uma série de medidas preventivas e evitar a disseminação do vírus.

Por isso, para ajudar sua empresa na comunicação interna, destacamos 7 recursos do SocialBase que irão garantir que seus colaboradores se mantenham atualizados, conectados e, acima de tudo, alinhados sobre as decisões estratégicas do negócio mesmo à distância. Confira:

1. Crie um grupo do comitê para gestão de crise do coronavírus

Crie um grupo de discussão no SocialBase e reúna todas as pessoas envolvidas no comitê de crise do coronavírus. Se a sua empresa ainda não possui um comitê para tratar sobre o tema, mobilize essa iniciativa. Utilize esse ambiente de colaboração para debates e troca de informações sobre a pandemia e todos os seus desdobramentos.

2. Crie um mural de comunicados sobre o coronavírus

Criar um mural de comunicados especialmente para falar sobre o tema permite que a informação esteja ao alcance de todos, a qualquer momento, e que os colaboradores reconheçam a plataforma como o canal oficial da empresa para tratar deste assunto. Aproveite esse espaço para compartilhar com os demais colaboradores as últimas notícias sobre o coronavírus e as melhores práticas para evitar o risco de disseminação do vírus. Mantenha uma cadência de publicações e garanta que todos da empresa estejam sempre informados sobre as atualizações relacionadas ao assunto.

3. Utilize a #coronavirus

Para facilitar a busca de comunicados e outros posts associados ao tema coronavírus ou mesmo de outros assuntos, escolha uma hashtag para identificar e segmentar todas as publicações que tratem sobre um mesmo tema. Compartilhe esse movimento com os colaboradores e estimule que todos utilizem esse recurso em suas comunicações também. Com o Widget de Top Hashtags, localizado no canto direito do seu feed principal, você verá quais são as 4 hashtags que estão sendo mais utilizadas nos últimos 7 dias.

4. Crie um banner direcionando para conteúdos oficiais sobre o tema

Aproveite a funcionalidade de criação de banners para dar ainda mais ênfase às comunicações trazidas sobre a COVID-19, redirecionando para publicações internas ou mesmo para sites de notícias oficiais externos que tratem sobre o assunto. Assim, você traz ainda mais evidência para as questões importantes e diminui o risco de haver ruídos na comunicação com informações falsas ou de fonte duvidosa.

5. Crie um FAQ para responder as perguntas mais recorrentes

Sua empresa deve estar preparada para responder as possíveis dúvidas dos colaboradores sobre a COVID-19. Uma ótima dica é preparar um FAQ com questões recorrentes, como sintomas, modo de transmissão, métodos de prevenção, etc. Para compartilhar esse material, você pode anexá-lo a uma publicação da rede ou a partir de um link (caso o documento esteja hospedado em um outro ambiente) na própria publicação. Se preferir, também pode destacar a publicação para aumentar o seu alcance.

6. Grave um vídeo ou faça transmissões ao vivo para publicar na plataforma

Para que as suas comunicações tragam uma sensação maior de proximidade com o público e não sejam sempre carregadas de textos, uma boa tática é fazer o upload de vídeo ou mesmo embedar um link de uma transmissão ao vivo do Youtube na publicação de algum comunicado. Enquanto os vídeos podem tratar de orientações ou alinhamentos mais pontuais da empresa com os colaboradores, as transmissões podem auxiliar para que todos estejam ativos no canal para acompanhar uma comunicação importante a ser feita pela alta liderança. Assim, todos ainda terão uma sensação de vínculo com a empresa mesmo distantes geograficamente.

7. Use o novo chat para mensagens instantâneas

Aproveite o novo chat no SocialBase para conectar os colaboradores e promover a troca de mensagens instantâneas entre os times. O recurso permite que todos se mantenham alinhados de forma muito mais rápida, eficiente e organizada. Além de facilitar a comunicação e diminuir as distâncias, já que muitas empresas estão adotando o home office, o chat possibilita o compartilhamento de informações, imagens e arquivos em tempo real.


Esperamos que o SocialBase ajude você a promover mudanças significativas na comunicação interna e permita rotinas de trabalho mais flexíveis, impulsionando a alta performance e a produtividade dos times com a nossa plataforma.

Nossas equipes de Customer Success e Suporte seguem à disposição para auxiliar você e seus colaboradores durante este período. Se você ainda não tem o SocialBase na sua empresa, peça um teste grátis para manter toda a empresa alinhada e informada.

Sobre o autor

Marcela

Marcela Trujillo

Como especialista em comunicação interna e parte da equipe de Customer Success da SocialBase, Marcela atua para que clientes como Grupo Zema, Unimed e Koerich, consigam tirar o maior proveito da solução da SocialBase.

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