Início » Geral » RH e Comunicação trabalhando em conjunto: qual é o segredo?
Geral

RH e Comunicação trabalhando em conjunto: qual é o segredo?

RH e comunicação

O setor de comunicação desenvolve uma função muito importante dentro das organizações. É através dele que os fluxos de comunicação seguem para alcançar o público interno da organização da maneira certa. O setor de RH e de comunicação interna precisam trabalhar em conjunto para desenvolver estratégias que beneficiem seus públicos-alvo, que são os colaboradores.

Podemos nos deparar com nomenclaturas e estruturas bastante diversificadas para os setores de CI e RH. Algumas empresas de maior porte conseguem ter uma equipe completa para cuidar apenas da comunicação interna enquanto possui outra para cuidar da externa. Outras podem designar o mesmo setor para cuidar de ambos os públicos, interno e externo. Há também empresas em que o setor de Marketing ou Recursos Humanos são responsáveis pela comunicação interna, além de desenvolver suas atividades-fim. E independente de qual setor seja atribuído para fazer a comunicação interna, essa é uma responsabilidade de toda a empresa, e, principalmente, das lideranças.

A liderança na relação entre RH e Comunicação

Líderes que têm dificuldade de se comunicar com seus times ou sequer se esforçam para diminuir a distância com seus liderados, precisam entender que a comunicação é uma ferramenta poderosa para engajar e tornar os colaboradores mais produtivos e motivados, por isso, cabe ao setor de comunicação interna ou RH sensibilizar e capacitar as lideranças para que a comunicação intergrupos também aconteça.

Como já falei aqui, a comunicação não é tarefa apenas do setor de Comunicação ou do RH, mas de toda a organização, de maneira integrada. Mas não é porque todos têm esse compromisso que ela deve ser feita de qualquer maneira, e é para isso que existe o Plano de Comunicação, para guiar os setores de como se comunicar com seus públicos de forma planejada e estratégica.

Seja qual for o setor que seja o responsável pela comunicação interna, é necessário construir um plano de comunicação, considerando todos os setores, departamentos e unidades que compõem a organização para que todas as informações aconteçam de maneira estruturada, integrada e alinhada com as estratégias de negócio da empresa.

Trouxe aqui duas informações para você considerar na hora que estiver construindo um plano de comunicação de forma integrada:

Tenha um comitê envolvido no plano de comunicação     

Considere trazer outras visões e percepções para o time que ficará responsável em fazer o planejamento de comunicação da empresa. Inclua o setor de comunicação interna, o RH, lideranças e influenciadores. Não é possível ter uma comunicação efetiva  e que gere senso de pertencimento com a percepção de apenas uma pessoa. 

Por isso, para construção de um bom plano de comunicação, com ações que geram resultados, que impactam as pessoas e que acionam um gatilho de ação no colaborador, é preciso reunir perspectivas mais diversas.

Relacione a comunicação com os indicadores

Sempre tenha um indicador que acompanha as ações do plano de comunicação. Relacione todas as suas ações do planejamento de comunicação os indicadores de negócio: retenção de talentos, aumento de produtividade, employer branding, redução de acidente de trabalho, etc.

Consulte o comitê e analise quais indicadores podem servir de referência para que você possa mensurar os resultados da comunicação interna.


Não se esqueça de considerar todos os canais oficiais de comunicação da sua organização, são eles que levarão a sua mensagem até os colaboradores. E mais importante do que usar todos os canais, você deve saber qual é mais eficiente para cada tipo de público.

Se você quer saber como integrar a comunicação interna e usá-la de maneira direcionada, independente de qual seja o porte ou estrutura física da organização, o SocialBase pode te ajudar.

Sobre o autor

Samarony

Samarony Batista

Samarony Batista é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já trabalhou nas Assessorias de Comunicação da Justiça Federal do Amazonas e da UFAM, onde se formou. Também trabalhou como Mestre de Cerimônias na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é Analista de Comunicação na SocialBase, onde desenvolve atividades de Comunicação Interna, Endomarketing, Gestão de Eventos, Produção Audiovisual, desenvolvimento de Planos de Comunicação, Cultura Organizacional e Marketing.

/* ]]> */