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Comunicação Interna

Rede social corporativa cria diferencial competitivo através da integração da equipe comercial

A Vodafone Enterprise é a unidade de negócios da Vodafone Alemanha, empresa voltada ao ramo da Telecomunicação na Europa, e conta com uma equipe de mais de mil funcionários, dispersos por oito regiões, que geram milhões de euros em vendas anuais para a empresa. Na mesma medida em que o portfólio da empresa cresce de forma complexa na oferta de produtos, também crescem os desafios de marketing e vendas: quebrar barreiras para a troca de informação e gerar sinergia entre os funcionários.

Constatou-se que a estratégia de comunicação da Vodafone Enterprise não ia de encontro às necessidades reais do dia-a-dia. Os sistemas disponíveis não disponibilizavam informação integrada e as soluções eram pouco intuitivas. As ferramentas em uso não ajudavam a equipe de vendas a encontrar com rapidez a expertise necessária para questões específicas e além disso, processos de aprendizagem e disseminação de boas práticas não ficaram disponíveis para pessoas que passam por situações semelhantes diariamente.

A rede social corporativa – chamada de Eplace – foi adotada com o propósito de auxiliar a empresa a superar esse desafio, facilitando o networking, a transparência, a colaboração e mais a longo prazo, a impulsionar as vendas e, consequentemente, a receita.

A Vodafone Enterprise se destaca como líder inovadora no ramo da telecomunicação e viu na rede sociais pontos positivos, como flexibilidade e usabilidade intuitiva. O compartilhamento do know-how, por meio da rede, facilita o trabalho de todos os envolvidos no processo. Dessa forma, os vendedores passam mais tempo atuando do que buscando informações e expertise.

Para a empresa, as vendas corporativas bem-sucedidas são baseadas nas melhores práticas e reforçadas pelo compartilhamento de informações e colaboração entre os funcionários. Diante da demanda da empresa, a rede social corporativa se destacou por ter um sistema flexível e de fácil usabilidade e passou a ser uma importante ferramenta no suporte de vendas, impulsionando a equipe a ir muito além do esperado. Por isso, a ferramenta é vista como um diferencial competitivo.

Atualmente, quase todos os funcionários da Vodafone Enterprise estão registrados no Eplace: todos os mil funcionários, mais cerca de outros mil membros da equipe de venda e suporte. Aproximadamente 80% deles utilizam a rede regularmente, o que demonstra o alto nível de aceitação por parte dos usuários.

Entre os principais benefícios apontados pela empresa ao adotar a rede social corporativa, destacam-se:

– Compartilhamento de documentos: a equipe de vendas compartilha informação, melhores práticas e outros documentos entre si e com outros departamentos relacionados a processos específicos, como finanças e TI;

– Facilidade para encontrar pessoas: a rede facilita os usuários a encontrar contatos com expertise especializada, pois incentiva os membros a relacionar seus perfis a determinados temas, como uma linha de produto ou tecnologia;

– Amplia discussões sobre negócios: a rede social corporativa expõe a discussão de negócios e projetos, alcançando um maior número de pessoas e também ampliando a variedade de temas abordados;

– Repostas rápidas: as respostas são dadas com mais rapidez e não precisam ser ditas mais de uma vez, pois o conteúdo fica registrado online.

De modo geral, a rede social corporativa auxilia a criação de um ambiente não hierárquico para a disseminação e compartilhamento de know-how entre os usuários, tornando-os verdadeiros protagonistas dos negócios e gerando maior diferencial competitivo para a empresa.

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