Mesmo com os esforços do RH para construir um processo de recrutamento interno bem definido, em algumas empresas ele não fica claro para quem mais têm interesse: os colaboradores.
Uma aparente falta de possibilidade de crescimento pode ser a grande inimiga do engajamento dos funcionários com a empresa. Sem a percepção de que novos desafios são possíveis, os colaboradores podem acabar encontrando outras oportunidades no mercado – que está cada vez mais competitivo.
Assim como um processo de recrutamento interno bem estruturado, uma boa comunicação interna também é um fator chave responsável pela retenção de talentos. Por isso, os gaps de comunicação interna da sua empresa devem ser resolvidos.
Na Senior, o RH também é a área responsável pela Comunicação Interna. Com uma pessoa de CI no time, a área consegue verdadeiramente “passar sua mensagem” e melhorar a comunicação interna na prática para reter e engajar talentos.
Como o RH da Senior faz a Comunicação Interna dar certo
Dar sentido ao que se fala é o segredo do sucesso.
Nenhuma empresa constrói um clima de Great Place to Work sem confiança, que se faz com transparência, regras claras, autonomia e simplicidade.
Sabendo disso, a Senior compartilha de um propósito claro e busca sempre reforçá-lo internamente. Trabalhando sempre em parceria, o RH divide-se entre o time de Performance e a Comunicação Interna, desenvolvendo e potencializando as interações entre os colaboradores.
Fazer gestão é também ser um bom comunicador – e não estamos aqui defendendo oratória ou redação perfeita, mas sim a conexão com as entregas do time e os objetivos estratégicos da empresa.
Nesse sentido, o mundo conectado de hoje não permite mais que a Comunicação Interna seja lenta, engessada ou centralizadora. É importante desenvolver uma cultura de compartilhamento e maturidade.
As verdades de uma empresa são construídas de dentro para fora, por isso Comunicação Interna e Lideranças precisam jogar no mesmo time e entender que cada um precisa assumir papel de protagonista.
Comunicação Interna é coisa séria, isso todo mundo sabe. O que muitos não sabem é que ela pode apoiar de forma prática a retenção de talentos, ajudando colaboradores a seguirem em trilhas de carreira dentro da empresa.
Impacto da Comunicação no recrutamento interno e na retenção dos colaboradores na Senior
Na área de Performance da Senior, quando se fala de atração, já se sabe a importância da Comunicação Interna, que engaja os colaboradores na promoção da marca empregadora, despertando interesses e atraindo novos profissionais para entrarem no processo de recrutamento interno dentro da Senior.
Quando o assunto é retenção de talentos, a Comunicação Interna é responsável em “mostrar para todo mundo” o que acontece na empresa, gerando senso de pertencimento e conexão entre os objetivos pessoais de cada colaborador e os objetivos estratégicos da empresa. Afinal, foi-se o tempo que as pessoas decidiam permanecer na empresa somente pelo salário.
Hoje, a estrutura, o clima, a cultura organizacional e muitos outros fatores permeiam essa tomada de decisão, e a Comunicação mais uma vez tem seu papel fundamental. Na Senior, tem-se o cuidado de comunicar qualquer novidade primeiro internamente, partindo do princípio de que os colaboradores são fundamentais para o bom funcionamento do negócio e com isso precisam ser prioridade.
Neste ponto, a Comunicação Interna foi peça-chave para a cultura da empresa evoluir. E evoluir ao ponto de não só reter talentos, mas ajudar a melhorar o processo de recrutamento interno, onde os próprios colaboradores tornam-se candidatos internos participando de processos seletivos para vagas, seguindo a sua trilha de carreira dentro da Senior.
Como a Senior otimizou seu processo de Recrutamento Interno
Para manter nossos talentos ‘em casa‘, dando chances de assumirem novos desafios e se desenvolverem, a Senior resolveu liberar todas as suas vagas para recrutamento interno. Os colaboradores sempre foram prioridade em processos seletivos, mas tornar isso oficial e declarado incentivou ainda mais a participação interna.
Depois disso, a Comunicação entrou em cena: foi criado um grupo na Rede Social Corporativa para falar de recrutamento interno – e ele foi sucesso absoluto!
Já nos primeiros meses de criação, o grupo “Carreira” já era o maior grupo da rede (hoje com 1.083 membros). No inicio, para “quebrar o gelo”, a Comunicação fez campanhas com postagens de vídeos dos colaboradores contando da sua trajetória dentro e fora da Senior, com indicações de artigos, livros, palestras para reflexão sobre construção de carreira e com a divulgação das vagas em andamento.
Como a ferramenta – e a cultura da Senior – favorecem a colaboração, não demorou para as postagens partirem de colaboradores de diversas áreas, mesmo sendo o time de Talent Acquisition & Performance o responsável pelos posts semanais.
Os resultados da Comunicação ativa do RH
Primeiramente, a empresa viu a rapidez com que o grupo cresceu e o engajamento que gerou.
Já para o RH, os resultados vieram em números bem expressivos: comparando o período entre janeiro e junho de 2018 com o ano anterior, o RH da Senior teve um crescimento de 148% em oportunidades fechadas com candidatos internos. E as candidaturas não param de chegar! \o/.
Também de janeiro à junho deste ano a Senior teve 187 candidatos internos participando de seus processos seletivos internos, enquanto de março a dezembro de 2017 foram apenas 99 candidaturas internas.
O recado final?
Falar de carreira não é uma missão fácil. Mas, promover carreira internamente, e reter talentos por meio da comunicação interna, usando as ferramentas disponíveis (Rede Social Corporativa, TV Corporativa, etc) dá resultado – não só para o RH, mas para toda a organização – desde que todo o processo seja baseada em transparência.
Para saber mais sobre como a Rede Social Corporativa SocialBase foi utilizada para otimizar o processo de recrutamento interno e trilhas de carreira na Senior, veja o caso de uso:
Artigo escrito por Fernanda Mueller, Analista de Comunicação Interna, e a Aline Beatriz Kammer, Analista de Talent Acquisition & Performance, da Senior Sistemas.