Comportamento Comunicação Interna Geral

Política no trabalho? Saiba como lidar nessa situação

Assuntos políticos no trabalho

Os debates políticos e a necessidade de se posicionar diante das diferentes visões partidárias nunca estiveram tão em pauta como agora. Falar sobre política é quase inevitável, e evitar discussões calorosas e que beiram à intolerância se torna quase um desafio em períodos eleitorais. 

E como lidar quando esse tema surge no ambiente de trabalho? Bem, neste caso, é necessário ter uma dose extra de cuidados para não prejudicar a sua imagem profissional. Então, eu trouxe algumas dicas sobre a melhor forma de agir diante do assunto e promover debates saudáveis com lideranças e colegas na empresa. Veja só:

  1. Analisar a maturidade da comunicação interna na sua empresa é um bom começo. Em muitas organizações, diferentes formas de pensar podem gerar debates verdadeiramente saudáveis, mas em muitos lugares, isso pode levar a sérios conflitos. Você pode usar a nossa ‘Calculadora de Maturidade da Comunicação Interna’ para descobrir em que nível sua empresa está.
  2. Discuta política de forma saudável: expresse suas ideias, mas não imponha a sua opinião. Tente não colocar emoção no diálogo (seja escrito ou falado) e evite a euforia quando o assunto surgir dentro da empresa. Tenha noção de limite quando o assunto é política no ambiente profissional. Fuja da ideia de fazer perguntas indiscretas sobre a intenção de voto dos colegas.
  3. E quando o assunto política parte da liderança? Aproveite para manifestar o seu ponto de vista, sem demonstrar reações intensas. Se você concordar com o seu posicionamento político, está aí uma oportunidade para estreitar as relações. Já se a sua posição for contrária, o importante é não se deixar levar pela emoção e respeitar as escolhas divergentes da sua.
  4. Se você tem perfil militante, avalie o melhor momento para entrar nesses assuntos. E aqui também vale a dica 2, não imponha as suas preferências políticas para os demais colegas. Saiba ouvir ideias contrárias das suas.
  5. Não tenha medo de entrar no tema política, mas saiba se posicionar com maturidade, tolerância, respeito, embasamento e boas referências. Caso contrário, isso pode prejudicar a sua imagem na empresa.
  6. Antes de compartilhar qualquer notícia política, investigue as fontes e tenha certeza que a mensagem que você está repassando é um fato. Cuidado, espalhar fake news é um desserviço e vai comprometer a sua credibilidade.
  7. Utilize os canais de comunicação da empresa com sabedoria. Certifique-se de que você está expressando a sua opinião nos locais e momentos adequados. No SocialBase, por exemplo, é possível criar grupos de discussão, neles é possível conversar com seus colegas sobre diversos temas, inclusive sobre política.

Se você quiser ver como criar grupos de discussões no SocialBase e também conferir outras funcionalidades que a plataforma possui para a comunicação e produtividade, neste link você pode testar por 30 dias grátis.

Sobre o autor

Cris

Cris Medeiros

Jornalista e parte do time de Customer Success da SocialBase. Natural de Cruz Alta, interior do RS, deixou Porto Alegre para viver sua paixão por comunicação interna em Floripa.

/* ]]> */