Início » Geral » Por que uma plataforma de vídeos privados na sua estratégia de comunicação interna?
Geral

Por que uma plataforma de vídeos privados na sua estratégia de comunicação interna?

Plataforma de vídeos privados para comunicação interna

Saiba quais as vantagens de uma plataforma de vídeos privados na estratégia de comunicação interna da sua empresa.

Existem muitos tipos de conteúdos que podem ser utilizados na criação de um plano de comunicação interna eficiente. Quando falamos dos possíveis formatos, o vídeo se apresenta como uma opção cada dia mais útil à sua estratégia – afinal, oferece maior dinamismo e permite mais engajamento do público.

Além disso, é imprescindível dar atenção à escolha da ferramenta onde eles serão disponibilizados. Entre as possíveis soluções, utilizar uma plataforma de vídeos privados na comunicação corporativa é cada vez mais adotada pelas empresas. Segundo estudo da Frost & Sullivan, o setor deve triplicar sua receita até 2021.

A seguir, você saberá mais sobre o que é uma plataforma para vídeos privados e os benefícios que sua empresa terá ao investir nesta ferramenta. Além disso, este artigo falará sobre os tipos de conteúdos que podem ser utilizados na sua estratégia audiovisual corporativa.

O que é uma plataforma para vídeos privados?

Quando falamos de comunicação interna, é necessário que o conteúdo seja utilizado somente internamente. Este sigilo de informações não é garantido numa ferramenta como o YouTube. É aí que entra a plataforma para vídeos privados, que é um ambiente próprio onde você define quem tem acesso – e outras coisas!

Para explicar melhor, deve-se falar sobre o conceito de distribuição de conteúdo OTT. A sigla designa o termo inglês Over The Top, que significa algo acima da média. Esta expressão foi abraçada pela indústria de mídia por não possuir intermediários entre o proprietário da plataforma e o usuário.

Como facilitar esta explicação? Entre os maiores exemplos de plataformas OTT no mercado estão Netflix e Amazon Prime. Nelas, os vídeos são disponibilizados para os usuários consumirem onde e quando desejarem.

Não é algo restrito somente à indústria do entretenimento. Aderir à tendência Over The Top é possível para qualquer setor. Além disso, ter uma plataforma de vídeos privados pode parecer algo caro, mas trata-se de um investimento acessível para qualquer empresa – não só as gigantes.

Por que investir numa plataforma de vídeos privados para a sua empresa?

Este conceito de distribuição de conteúdo é cada vez mais útil à comunicação interna das empresas. A seguir, você pode conferir os principais benefícios de se investir numa plataforma de vídeos privados:

1. Você define quem tem acesso aos conteúdos

Como o nome diz, a plataforma para vídeos privados permite o acesso de quem você desejar. Assim, somente os colaboradores da sua empresa poderão utilizá-la. Tais restrições podem se aplicar também aos conteúdos, ou seja, é possível criar segmentações e disponibilizar alguns materiais a somente um grupo.

2. Pode mesclar mais de um tipo de conteúdo

O foco deste artigo está nos vídeos, mas é importante ressaltar outra faceta importante das OTT: não é necessário se limitar a somente um formato de conteúdo. Podcasts, e-books, fóruns podem ser incorporados à sua estratégia.

Além de usá-la como uma plataforma para cursos online, também há a possibilidade de aprimorar a experiência com o uso de transmissões ao vivo.

3. É acessível em qualquer dispositivo

Já que o assunto é ter uma vasta gama de opções, vale ressaltar o fato das OTT serem acessíveis em qualquer dispositivo. Além do desktop, o usuário pode acessá-las em dispositivos móveis como celulares e tablets e até alguns modelos de smart TVs.

Esta questão de maior acessibilidade também permite ao colaborador consumir os conteúdos na hora que preferir. Isto trará mais comodidade e permitirá que o profissional tenha uma experiência ainda melhor – podendo adaptar este consumo ao próprio ritmo de aprendizado.

4. Redução de custos na educação corporativa

Independentemente dos formatos de conteúdo você utilizará na sua plataforma, uma coisa é certa: haverá redução nos custos da sua estratégia de educação corporativa. Afinal, o investimento para a produção do conteúdo será feito somente uma vez – seja ele produzido internamente ou terceirizado.

Desta forma, o software de vídeos disponibilizará todos os conteúdos no catálogo e não será necessário investir na produção novamente. Além disso, é possível realizar treinamentos empresariais sem gastar com logística – seja com vídeos gravados ou transmitidos ao vivo.

5. Fortalece a marca da sua empresa

Outro ponto importante da plataforma de vídeo privada é o fato dela ser white label. Ou seja, trata-se de um software pronto e adaptado à sua identidade visual. Você cuidará somente do conteúdo disponibilizado. Isso é importante para fortalecer a marca da sua empresa não só com o público interno, mas também junto a parceiros, fornecedores e clientes.

6. Fornece relatórios sobre o seu público

Ao utilizar uma plataforma OTT na comunicação corporativa, é possível conhecer o comportamento da sua audiência através de relatórios completos. Com tais informações, você saberá como otimizar sua estratégia de comunicação e produzir conteúdos ainda mais efetivos para atingir seus objetivos.

7. Oferece integração com ferramentas de automação de marketing

Para concluir a lista de benefícios da plataforma de vídeos privados no meio corporativo, é importante ressaltar o fato dela oferecer integração ferramentas de automação de marketing – por exemplo, MailChimp ou Leadlovers. Ou seja, sua base de usuários poderá ser exportada para este tipo de software e poderá ser usada na sua estratégia de comunicação corporativa.

Dependendo da plataforma escolhida, você poderá usar integração com outros tipos de ferramentas. Por exemplo, utilizar o Disqus para ter um fórum com seus colaboradores ou o SoundCloud para disponibilizar arquivos em áudios.

Quais tipos de vídeos corporativos usar na sua plataforma?

Segundo estudo da Cisco, os vídeos representarão 82% do tráfego da internet em 2021. Isso também inclui o meio corporativo, onde o conteúdo neste formato já é uma realidade e considerado eficiente por 81% das empresas que o adotam – número fornecido por pesquisa da Wainhouse Research.

Por se tratar de algo efetivo, separamos os principais tipos de conteúdos que podem ser utilizados na sua plataforma de vídeos. Confira:

1. Treinamento corporativo

Entre os usos mais comuns dos vídeos na comunicação interna está o treinamento corporativo. Ao utilizar este formato para dar workshops e cursos aos colaboradores, é possível investir na capacitação e aprimoramento da equipe.

2. Vídeos institucionais

Também é possível utilizar sua plataforma para disponibilizar vídeos institucionais. Assim, estes conteúdos podem contar a história da empresa, seus valores e regras e até  auxiliar no onboarding de novos colaboradores.

3. Comunicados internos

Caso deseje, é possível utilizar os vídeos da plataforma para realizar comunicados internos, integrando com sua plataforma de comunicação interna. Seja para convocar reuniões, apresentar resultados e ou mensagens de lideranças e do RH, o formato abre um vasto leque de opções para se comunicar com a empresa.

4. Eventos corporativos

Para concluir, outro uso para a sua plataforma de vídeos privados é a disponibilização de eventos corporativos. Além das gravações dos que já foram realizados, você pode exibir ao vivo ao usar a integração com um software de transmissão ao vivo. Ou seja: aumento de alcance para a live e de conhecimento para o colaborador.


Este artigo foi escrito pela Netshow.me. Fundada em 2013, oferece soluções para gerenciamento, distribuição e monetização de conteúdos online – entre elas, a plataforma de vídeos privados.

/* ]]> */