Início » Geral » Os grandes efeitos dos pequenos elogios: TV Corporativa para reconhecimento
Geral

Os grandes efeitos dos pequenos elogios: TV Corporativa para reconhecimento

Como valorizar os colaboradores causa impacto nos resultados?

Salários e benefícios podem atrair funcionários para uma empresa, mas o que os faz permanecer são valores bem menos tangíveis. Um estudo da American Psychological Association concluiu que empregados que se sentem reconhecidos apresentam maiores níveis de engajamento, satisfação e motivação.

No entanto, de acordo com a empresa de consultoria estratégica Gallup, apenas menos de um terço dos colaboradores sente que seus esforços são reconhecidos. Talvez não seja inteiramente coincidência que esta seja também a proporção dos funcionários que estão efetivamente engajados em seu trabalho.

Não é incomum que as pessoas sintam que seus esforços são ignorados pela empresa em que trabalham. E esta é uma das maiores oportunidades perdidas por líderes e gestores em todos os tipos de corporações. Todos querem se sentir ouvidos, valorizados e dignos de confiança em seu trabalho.

Para quem trabalha em funções operacionais, os níveis de engajamento são estatisticamente mais baixos do que os de quem desempenha funções menos rotinizadas. De fato, o nível de engajamento de profissionais como advogados, médicos, engenheiros ou executivos e gestores é mais de duas vezes maior que o engajamento de trabalhadores da indústria. Faz sentido que assim o seja, dado que cada tipo de trabalho permite diferentes níveis de autogerenciamento.

Reconhecimento como forma de satisfazer e reter colaboradores

Dar atenção às necessidades e objetivos individuais dos funcionários menos especializados é um desafio constante e há um contraste notável entre os esforços das empresas de tecnologia e os das empresas de manufatura em satisfazer e reter seus colaboradores.

A resposta a este problema está em adotar algumas das mesmas atitudes que engajam os profissionais em funções altamente especializadas, focando em elementos que elevem o senso de realização destes colaboradores, tais como oportunidades de desenvolvimento e programas de reconhecimento.

Proporcionar formas genuínas de reconhecimento tem custo praticamente zero, porém, pode trazer retornos muito significativos. E o Grupo Destro está percebendo na prática este efeito.

Como alcançar o colaborador no local de trabalho

Dono de um conglomerado de empresas de diferentes segmentos, como logística, distribuição e varejo, o Grupo Destro tem presença em 8 estados do Brasil e em mais 3 países. Ao ser abordado pela Pix Mídia, o Grupo questionava como poderia melhorar a sua Comunicação Interna, tornando-a mais atrativa, de modo a engajar mais os seus colaboradores. O desafio, particularmente, era encontrar um modo de melhorar a comunicação com os funcionários dos setores operacionais, que não possuem acesso a computador ou intranet no local de trabalho.

Promover engajamento com as ferramentas adequadas é essencial nesses casos. É preciso encontrar a tecnologia que forneça uma experiência que permita às pessoas se conectarem umas às outras e à empresa.

A Pix Mídia iniciou com o Grupo Destro no começo de 2018 um projeto piloto de TV Corporativa com uma das empresas do Grupo, a Destro MacroAtacado, e a iniciativa já se mostrou muito positiva.

O impacto da TV Corporativa no engajamento dos colaboradores

Atualmente com telas instaladas em três filiais, a TV Corporativa impacta diariamente mais de 1200 colaboradores nas cidades de Jundiaí e Curitiba. A solução proporciona uma comunicação clara com o público-alvo, atraindo a atenção e divulgando as mensagens de modo efetivo.

Temas como reconhecimento de funcionários, avisos institucionais, datas comemorativas e segurança no trabalho são recorrentes na comunicação. É justamente o programa de reconhecimento que vem apresentando os mais surpreendentes resultados.

Segundo pesquisas, para 52% dos trabalhadores, o reconhecimento mais memorável é aquele vindo dos gestores ou da direção. A experiência do Grupo Destro corrobora esta estatística: a organização vem desenvolvendo um programa de reconhecimento no qual os colaboradores que se destacam recebem uma homenagem da diretoria.

Com a divulgação desta homenagem pela TV Corporativa, o programa passou a ter ainda mais relevância, pois as pessoas encontram agora a validação deste reconhecimento também pelos seus pares.

Com a TV Corporativa, houve um aumento expressivo do interesse dos colaboradores pelos conteúdos que a empresa transmite; os funcionários sentem-se valorizados e emocionalmente comprometidos com o bom desempenho. Isto teve um impacto extraordinário na motivação dos colaboradores de modo geral. Segundo os funcionários, o programa os encoraja a se empenharem e continuarem realizando um bom trabalho.

O que é melhor: dinheiro ou reconhecimento?

Em muitas empresas, o reconhecimento vem na forma de prêmios ou gratificações. Recompensas financeiras são ótimas, claro, mas elas não são sinônimos de reconhecimento.

Na verdade, elas dizem às pessoas que a dedicação extra que elas demonstraram tem exatamente aquele valor monetário. Isso acaba associando o reconhecimento a dinheiro quando deveria estar associando-o à agradecimento e valorização. Dinheiro não é a única (e, geralmente, nem a mais efetiva) forma de motivação.

Assumindo que já recebam um salário justo, as pessoas tendem a valorizar muito mais um agradecimento público do seu líder e dos colegas. Nesses casos, a satisfação de saber que seus esforços foram percebidos, reconhecidos e celebrados, vale mais do que um pequeno voucher junto com o contracheque.

Muito mais do que motivar e demonstrar apreço, o reconhecimento comunica aos colaboradores o que se espera deles. Dessa forma, o reconhecimento é simultaneamente uma recompensa individual e uma oportunidade para reforçar a cultura organizacional desejada. Para isso, é preciso que o reconhecimento esteja atrelado à dedicação do funcionário e aos resultados obtidos, caso contrário, perde seu significado.

Os resultados desta ação podem ser percebidos em pouco tempo. O Grupo Destro observou uma mudança no comportamento de todos e um maior envolvimento com as publicações. Com a TV Corporativa, os colaboradores que merecem destaque são vistos por todos, inspirando os colegas a se dedicarem voluntariamente com o mesmo empenho.

Melhorar o engajamento e a produtividade dos colaboradores é uma tarefa que precisa ser abordada por múltiplas perspectivas. Um programa de reconhecimento bem estruturado pode ter um grande impacto nesse aspecto. Quando se leva em consideração os custos de substituição de mão de obra, o reconhecimento torna-se um investimento, não uma despesa. As pessoas sabem identificar quando são valorizadas e devem saber também o valor que representam para sua empresa.

Tratar os colaboradores não como números, mas fazê-los sentir que são parte de um time e que sua participação não é apenas necessária, mas também importante, é a melhor forma de agradecer o seu comprometimento.

Escrito por Thiago Ferrão, Marketing e Communication Manager na Pix Mídia.

 

/* ]]> */