Kit de boas-vindas sobre a mesa de trabalho, tour pela empresa para conhecer os colegas e os diferentes setores, mensagens na TV Corporativa para recepcionar cada novo colaborador. Com o cenário provocado pela pandemia da Covid-19 e a adoção do home office por grande parte das organizações, práticas como essas precisaram ser repensadas para se adaptar ao novo momento quando o assunto é onboarding de colaboradores.
Por conta da necessidade de manter a distância física, processos realizados de forma totalmente remota já são uma realidade – e um desafio – em muitas empresas.
Mas o que é o onboarding?
Além de ser um uma série de iniciativas pensada especialmente para integrar o profissional à sua equipe, à cultura organizacional e aos processos do dia a dia da empresa, ele deve ser encarado como algo estratégico dentro da organização e como uma etapa indispensável para a retenção de talentos.
Por isso, manter um programa de integração mesmo à distância, é um passo fundamental para que os novos colaboradores se sintam acolhidos, ganhem motivação para realizar suas atividades e tenham sucesso no seu desenvolvimento junto ao negócio.
Esse é o momento em que a pessoa passa a fazer parte do time, oficialmente. Então, é importante planejar cada detalhe: crie diferentes experiências e permita que ela se surpreenda e se encante com esse novo ambiente. Se você tem esse desafio dentro da sua empresa, vai adorar as dicas que selecionamos:
Envie um e-mail para confirmar a contratação e mostre o quanto a empresa está feliz em receber o novo colaborador. Deixe claro informações importantes como salários, benefícios, período de experiência, data de início das atividades, etc.
- Informe quais serão os passos iniciais no seu primeiro dia de trabalho e quem irá auxiliá-lo na sua integração, como uma espécie de mentor. Geralmente, essa parte é conduzida pela área de Gestão de Pessoas, mas o próprio gestor pode ficar responsável por essa recepção;
- Adapte o kit de boas-vindas, além de mimos como camiseta e caneca, para enviar à casa do novo colaborador. Inclua também equipamentos necessários para que ele realize suas atividades, como computador, celular e carregadores, e manuais importantes, como de ética e conduta. Garanta também que ele tenha acesso às ferramentas e sistemas utilizados dentro da empresa;
- Prepare uma série de experiências online para apresentar informações essenciais da organização, como propósito, valores da cultura organizacional e organograma, além de promover treinamentos das ferramentas que serão utilizadas no dia a dia. Permita que a pessoa faça perguntas e esclareça todas as suas dúvidas nesses encontros;
- Garanta que o novo colaborador tenha contato com seu novo gestor e todos da equipe já no primeiro dia. Marque uma agenda com todos para que ele se sinta acolhido e comece a interagir com o time;
- Promova pequenos encontros com representantes de outras áreas durante a primeira semana. Assim, ele poderá conhecer um pouco sobre o trabalho de outros setores e ter uma visão geral do negócio;
- Impossível promover confraternizações presenciais? Leve esses momentos para as plataformas de videoconferência e mantenha esses rituais mesmo de forma remota. Convide o novo colaborador para um happy hour à distância para comemorar sua chegada e permitir que os colegas se conheçam ainda melhor.
O SocialBase como um aliado no processo de onboarding
Com a adoção do trabalho remoto em grande parte das empresas, o SocialBase pode ganhar ainda mais força no processo de onboarding.
Por isso, preparamos também algumas iniciativas para você aplicar na sua plataforma e garantir que os novos colaboradores se sintam encantados, acolhidos e integrados desde o primeiro dia.
Oriente sobre o acesso à plataforma
Assim como deve acontecer com outras ferramentas de trabalho, apresente o SocialBase e todas as suas funcionalidades já no primeiro momento, oriente sobre as credenciais de acesso à conta e promova a adesão de novos colaboradores na plataforma.
Seja acolhedor com quem chega à empresa
Criar uma publicação no SocialBase para dar as boas-vindas a quem recém está chegando é um ótimo recurso para gerar uma conexão verdadeira e promover o engajamento de novos colaboradores logo no início. Além de se sentir acolhida, a pessoa vai perceber o quanto a empresa está contente em recebê-la e pensou em todos os detalhes.
Boas-vindas da liderança
Prepare um vídeo do diretor da empresa ou do líder imediato para compartilhar no SocialBase e dar as boas-vindas ao novo colaborador. Publique a mensagem em um grupo relacionado ao assunto e incentive a interação dos demais colegas na publicação.
Participação em grupos e murais de comunicados
Garanta que os novos colaboradores participem de grupos de interesse e sejam inseridos em murais de comunicados importantes para eles. Uma forma mais prática de garantir que todo o novo colaborador será inserido nos grupos e murais de comunicado de forma automática é utilizando a segmentação de público-alvo para adicionar novos membros.
Reforce o propósito do SocialBase e como ele deve ser utilizado pelo novo colaborador
Oriente o novo colaborador sobre as boas práticas na utilização do SocialBase e incentive a sua participação na plataforma, compartilhando suas ideias e conhecimentos com seus colegas de trabalho. Uma boa dica também é separar alguns casos de uso positivos no SocialBase para ilustrar melhor ao novo colaborador como ele pode utilizar a plataforma.
Todas as informações necessárias ao alcance
Crie um grupo dedicado exclusivamente ao processo de onboarding e disponibilize para o colaborador um espaço com vídeos de treinamento, orientações sobre boas práticas e o que deve ser feito nos seus primeiros dias. Aproveite para orientar sobre as ferramentas disponíveis na seção de “Aplicativos” do SocialBase e peça para ele favoritar aqueles que serão necessárias para o seu dia a dia de trabalho.
Fortalecimento da cultura
Inserir o novo colaborador à cultura da empresa talvez seja um dos principais desafios neste momento de trabalho remoto. Por isso, aproveite os murais de comunicados do seu SocialBase para reforçar os valores da organização e deixar claro quais são os pilares e o que a empresa espera de cada um deles, independente do nível hierárquico. Mais do que nunca, as pessoas estão avaliando se a proposta de valor realmente é genuína e se o discurso está alinhado à prática.
Nesse momento, é ainda mais importante tornar esse processo mais humanizado, ter empatia e estar junto – mesmo que longe – de quem chega à empresa.
Tenha em mente que o onboarding não se encerra nos primeiros dias. Acompanhe e promova diferentes experiências de integração por cerca de 90 dias, tempo ideal para observar o desempenho de novos colaboradores e permitir que eles se sintam à vontade nas suas atividades.
Mais do que nunca, é tempo de cuidar das pessoas e preservar seus talentos!
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. Se a sua empresa ainda não utiliza o SocialBase e tem interesse em testar a nossa plataforma, é só acessar aqui!