Sabe aqueles últimos detalhes do projeto que precisam ser alinhados com parte do time que fica do outro lado do mundo? Ou aquela dúvida que você precisa esclarecer com o colega que está em home office? Necessidade em qualquer modelo de empresa, as ferramentas de chat interno são ótimas para conectar colaboradores e promover essa troca de mensagens instantâneas entre times.
Mais do que diminuir distâncias e aumentar a produtividade, o chat permite que os colaboradores se mantenham alinhados de uma forma muito mais rápida, eficiente e organizada. Além de facilitar e fortalecer a comunicação entre setores, o chat possibilita o compartilhamento de informações, imagens e arquivos em tempo real. Por isso, adotar uma plataforma com esse propósito é um passo importante para construir uma boa comunicação interna, aumentar o envolvimento e a confiança entre os colegas.
Não basta apenas criar um espaço onde as pessoas possam simplesmente trocar mensagens.
É importante ter em mente a forma como o chat será gerenciado, no sentido de impulsionar efetivamente a produtividade dos times e gerar uma conexão verdadeira entre a empresa e as pessoas que fazem parte dela. A plataforma SocialBase proporciona um ambiente de desenvolvimento e um espaço para diálogo colaborativo, o que torna a comunicação interna das organizações ainda mais estratégica.
10 passos de como o uso do chat impulsiona a comunicação em equipe nas empresas:
Mais economia: Utilizar o chat interno para se comunicar com seus colegas diminui o número de ligações para outros setores da empresa, principalmente para quem trabalha em outra cidade, estado ou país.
Respostas rápidas: Se você quer respostas instantâneas, o chat interno é a melhor solução. Além de permitir que você receba retornos rápidos para tomar uma decisão, a ferramenta possibilita o esclarecimento de dúvidas com outras áreas da empresa em tempo real.
Diminui distâncias: A dispersão geográfica é uma realidade em muitas empresas. Com o chat você conversa e se aproxima de colegas espalhados por diferentes unidades da empresa.
Conversas organizadas: O chat permite que você mantenha o registro das conversas com diferentes colegas ou grupos. A partir do histórico, também é possível realizar a busca de uma informação específica para utilizar em relatórios, projetos e outros documentos.
Relacionamento com os colegas: A interação rápida favorece a troca e criação de ideias em tempo real e de forma colaborativa entre as equipes.
Senso de urgência: O chat é uma forma muito eficiente para comunicar emergências, como a queda do servidor da empresa, por exemplo.
Sentimento de pertencimento: Participar de um grupo da empresa no chat gera um sentimento de pertencimento, principalmente quando o colaborador trabalha a distância ou nem sempre está no escritório.
Comunicação eficiente: É possível enviar no mesmo instante um comunicado para um grande número de colaboradores localizados em diferentes lugares do mundo.
Agilidade nos processos: Com o chat, você ganha velocidade para executar as atividades do dia a dia, uma vez que é possível trocar informações com os colegas de forma rápida e segura.
Aumento da produtividade: A troca instantânea de informações estratégicas com o time aumenta a produtividade das equipes e, consequentemente, gera melhores resultados para a empresa.
No nosso chat SocialBase, você também vai encontrar os seguintes recursos:
- Mensagens diretas: você pode mandar mensagens privadas para qualquer colega ou para um grupo específico de pessoas, sem que todos da rede fiquem sabendo;
- Notificações: receba notificações de novas mensagens mesmo não estando com a aba do navegador aberta no SocialBase;
- Praticidade e organização: encontre todos os colaboradores da empresa e converse com eles, sem precisar sair da tela do SocialBase;
- Configuração de status: no ícone de engrenagem, você configura o seu status como online, offline, ausente ou ocupado;
- Busca: na lupa, é possível pesquisar por pessoas ou conversas recentes. Já no campo de busca dentro de uma conversa, você encontra informações específicas a partir de palavras pesquisadas;
- Compartilhamento de informações: escreva, use emojis, gifs, áudios e anexe arquivos nas suas mensagens;
- Edição ou exclusão de mensagens: mesmo depois de enviar uma mensagem, é possível editá-la ou apagá-la para você ou para todos os participantes de uma conversa.
Gostou das nossas dicas? Se você já utiliza o SocialBase, aproveite o chat integrado à plataforma para estimular a comunicação instantânea entre os colaboradores e aumentar a produtividade das equipes. Se a sua empresa ainda não usa a nossa plataforma, peça um teste grátis para experimentar com seus colegas e confira como o chat e todas as outras funcionalidades podem tornar a comunicação interna mais estratégica e engajar os colaboradores.