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Comunicação Interna

O papel da média liderança na integração e no alinhamento dos times

Artigo escrito por Adevani Rotter, Diretora Geral da Agência Ação Integrada.

Estamos na era da conexão. Ficamos conectados o tempo todo e, por conta disso, recebemos estímulos que nos distraem e nos tiram o foco. Isso está acontecendo comigo e com você. E será que está acontecendo com os colaboradores das organizações? Com certeza sim.

E o que isso tem a ver com o título deste artigo? Tudo. Hoje, mais do que nunca, o papel do líder é alinhar seu time dando foco ao que é importante, ao quê é preciso fazer e ao como fazer. Em outras palavras, o óbvio precisa ser dito, de forma simples e descomplicada para que a mensagem seja entendida e assimilada pelos colaboradores. Dessa maneira, eles saberão o que fazer, contribuindo de forma significativa para a evolução da empresa, e se sentirão importantes e realizados.

Por outro lado, mesmo sabendo que as pessoas não conseguem assimilar e reter várias informações ao mesmo tempo, os profissionais responsáveis pela comunicação interna, produzem dezenas de narrativas simultâneas e as enviam para os líderes as endossarem junto aos seus colaboradores. Pior: muitas vezes enviamos essas mensagens em cima da hora.

E o que essa propagação de informação desenfreada acarreta? Bem, nos workshops de Liderança Comunicadora que ministro há vários anos, tenho ouvido dos próprios gestores três questões fundamentais que prejudicam o desdobramento das informações aos seus times. São elas:

1ª – Os líderes apontam que, na maioria das vezes, a informação chega em cima da hora. Eles dizem que muitas vezes, quando vão comunicar o fato às suas equipes, a rádio-peão já rodou a empresa e isso dificulta o esclarecimento da informação verdadeira.

Então, o papel da área responsável pela comunicação interna é antecipar a informação, planejando a distribuição da mensagem para o líder com, no mínimo, 24/48 horas de antecedência para desdobrá-la. Pense que, se enviar uma informação pela manhã, o líder poderá lê-la apenas à tarde e se ele for um líder de equipe de operação de turno, os colaboradores já podem ter ido embora ou, se ele for de vendas, o líder poderá estar viajando. Enfim, avalie qual a antecedência mais adequada na sua empresa. Se 24 ou 48 horas.

2ª – Com timidez, os participantes dos workshops assumem que recebem muitas vezes informações complexas e incompletas. Então, precisamos ser mais simples em nossas mensagens, explicando o porquê de ele precisar saber daquilo e como ele pode desdobrar a informação. Procure escrever em tópicos e planejar a comunicação a partir do fim, com as seguintes perguntas:

  • O que queremos que as pessoas façam?
  • No quê queremos que as pessoas se envolvam?
  • O que esse nível hierárquico de liderança precisa informar para que a equipe faça determinada ação ou se conecte a algo?

Por exemplo: se a notícia para o time é de que não haverá pagamento de Programa de Participação de Resultados no ano, mais do que o envio de uma Pauta de Comunicação Direta por e-mail, a área de comunicação interna precisa reunir os líderes para que o pessoal de RH possa explicar os motivos e argumentos, uma vez que isso impactará negativamente na equipe. Mas, se a notícia for bem dada, será assimilada sem grandes traumas.

Os líderes têm suas crenças, opiniões e sentimentos que têm de ser reconhecidos para que a comunicação seja assertiva. Por isso, a comunicação interna deve falar com eles e não para eles. Precisamos, antes de tudo, ser parceiros, uma vez que são os líderes os autores principais do processo de comunicação interna na empresa.

Voltando ao início de nosso texto, sim, estamos conectados. Mas podemos ter mais foco e nos conectar verdadeiramente com a organização, na medida em que líderes se envolvem no processo de comunicação interna para integrar e alinhar os times. Isso nos é o que há de mais relevante importante para contribuir positivamente com o desempenho do negócio e para um ambiente mais realizador na empresa.

Média liderança: por que a comunicação com este público é importante ?

Pessoas não são iguais. E não estou falando de aparência, crença ou gênero. Falo do ponto de vista de comunicação interna nas empresas, do desafio diário que o profissional da área tem ao selecionar o que falar, para quem, como, quando, onde e por quê, levando em conta as diferenças de cada um e cada público interno.

Dica do blog – Leia também:
A importância de segmentar a Comunicação Interna

Em especial  na comunicação dirigida a gerentes, coordenadores e supervisores – a média liderança  –, conhecer a fundo quem são, o que pensam e o que desejam para o diálogo com a  equipe é fundamental. À medida que conhecemos bem o nosso público,  entenderemos o que fará sentido para ele se conectar verdadeiramente com a mensagem.

No caso da média liderança, pouco se sabe a respeito de seus pontos de vista em relação aos processos de comunicação interna.

O foco fica nos extremos; na alta liderança e nos colaboradores da base. Mas quem faz a roda girar é a média liderança,  por isso é tão importante conhecê-la (seja por pesquisa quantitativa ou qualitativa, seja pela  conversa no cafezinho) e se relacionar com ela de forma segmentada.

Um estudo nacional realizado pela Agência Ação Integrada com mais de 2.200 profissionais da média liderança aponta que ela própria se vê como o principal canal de comunicação entre empresa e colaboradores.

A 1ª Pesquisa Nacional com a Média Liderança também mostra que este público, em especial, ainda não está satisfeito com a comunicação das suas empresas pois de 1 a 10, a nota que os líderes deram para a avaliar a atividade foi 7.

Vendo esse cenário, podemos apontar para a necessidade de uma comunicação com a média liderança segmentada, estratégica, periódica e que facilite o seu papel de porta-voz da empresa diante da equipe. Se as pessoas não são iguais, os colaboradores também não são e as lideranças também não.

Resumo da pesquisa com a Comunicação da Média Liderança

  • 66% atribui a si o papel de principal canal de comunicação interna;
  • 84% acredita que as informações compartilhadas por eles são as mais lembradas por seus colaboradores;
  • 66% dos colaboradores acha que o canal principal de comunicação deve ser o gestor imediato;
  • O principal problema de comunicação indicado pelos participantes é a demora na divulgação das informações;
  • 81% dos colaboradores procuram seus líderes para obterem informações operacionais principalmente;

Além disso, “fazer link entre as estratégias da empresa e o dia a dia dos colaboradores”, é um dos quatro pontos mais citados pelos participantes quando indagados sobre seu papel no processo de comunicação na empresa. Outro ponto relevante é o fato de “ter as áreas de RH e Comunicação Interna mais atuantes” é uma das principais sugestões dadas pelos entrevistados para melhorar a comunicação nas empresas.

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