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Marketing e endomarketing: quais as diferenças e semelhanças?

Por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

O marketing tem a função de satisfazer o desejo do seu público alvo identificando as suas necessidades. O endomarketing, por outro lado, é uma ação institucional voltada para os funcionários da empresa com a intenção de melhorar a sua imagem internamente.

Um bom exemplo de endomarketing é o que a empresa Toyota faz com os novos funcionários. Assim que entram, eles recebem um treinamento de cinco meses para aprenderem a cultura Toyota.

Depois vão até as fábricas para conhecer a produção dos carros e entender as necessidades dos clientes. Além disso, a Toyota costuma promover ações de trabalho em equipe, palestras e estimular a criatividade.

Agora que temos um exemplo, vamos descobrir nos próximos tópicos um pouco mais a respeito do endomarketing e suas diferenças do marketing:

Qual a função do marketing?

Sabendo que em essência o marketing lida com a satisfação do público alvo, é importante entender como a pesquisa funciona na busca pela compreensão desse desejo.

Para isso, o marketing deve perceber as diferenças entre os consumidores para saber de que maneira gerar valor ao produto. Lembrando que valor se refere à representação da marca, não ao valor monetário.

Esse processo de pesquisa é responsável também por identificar e antecipar as ações da empresa, para assim satisfazer as necessidades do cliente.

Além de pesquisas, é importante que seja feito um bom trabalho de pós venda para que esse feedback sirva como antecipador das ações futuras.

Isso tudo gera lucro, no entanto, vale ressaltar que o marketing também pode ser praticado por  organizações sem fins lucrativos.

Isso se aplica às ONGs, por exemplo, que não visam aumentar sua renda, mas sim, o engajamento das pessoas em relação a sua imagem.

Como o endomarketing funciona?

Muito bem, se sabemos que o marketing trabalha com o público externo da empresa, qual é o público alvo no caso do Endomarketing? São os Funcionários!

Essa prática também conhecida como marketing interno tem como objetivo manter os colaboradores motivados, evitando assim uma troca constante no quadro de funcionários.

Para isso a empresa deve investir em ações internas, eventos corporativos, pesquisas de satisfação e inclusão dos colaboradores nos projetos e tomadas de decisões da empresa.

Isso vai refletir tanto dentro quanto fora da empresa, no que diz respeito a imagem da corporação.

Quais os motivos para a empresa investir em endomarketing?

Vamos pensar em um bom exemplo disso: se imagine trabalhando em uma empresa dentro da sua área de atuação, independente de qual seja.

Se o ambiente de trabalho for agradável, envolvente e fizer com que você se sinta parte da equipe, o funcionário, que é seu caso, vai se sentir mais confortável, correto?

Isso porque ao ser valorizado o funcionário se sente mais motivado, resultando em um trabalho melhor. Além do colaborador se tornar mais leal à empresa e buscar otimizar sua produtividade.

Como a pesquisa impulsiona sua imagem

As obrigações para uma boa estratégia de marketing envolvem muita pesquisa de mercado para que seja possível entender o seu público alvo. Isso é fundamental para gerar valor a sua empresa.

Essas pesquisas incluem entender e antecipar os desejos dos seus clientes para que possam ser satisfeitos.

Para isso, é necessário que além de boas pesquisas, seja feito um bom trabalho de pós venda para que esse feedback para novas decisões serem tomadas.

No endomarketing a pesquisa também é fundamental. Ao programar um evento interno é aconselhável realizar uma pesquisa de satisfação antes e depois, para que se tenha um retorno dos funcionários.

Até mesmo antes de implantar uma nova política interna é importante ouvir os colaboradores, pois é importante ouvir o que eles têm a dizer.

Essas atitudes fazem toda a diferença para a imagem da empresa, que passa a ser vista de maneira positiva pelos funcionários e consequentemente pelas pessoas de fora.

Sobre o autor

SocialBase

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Blog da SocialBase, para instruir o mercado com relação a importância da comunicação interna bem planejada e incentivar a conexão verdadeira entre pessoas e empresas.

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