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Comunicação Interna

3 vantagens da Rede Social Corporativa para ter mais fluidez na Comunicação Interna

SocialBase Blogpost Fluidez na Comunicação

Para os especialistas entrevistados pelo Cultura Colaborativa, a fluidez na Comunicação Interna é um dos pontos que requer mais atenção nas organizações. A transparência da comunicação e o reconhecimento de pessoas são essenciais na construção de um ambiente dinâmico, com colaboradores engajados e produtivos.

Um dos obstáculos para maior fluidez na Comunicação Interna é a adoção de canais de comunicação tradicionais que, por conta das mudanças na comunicação nos últimos anos, não atendem a demanda atual. Um desses canais é o famoso e-mail, que apesar de ainda ser útil em alguns casos, não é eficiente para guardar informações importantes. As mensagens importantes se perdem em meio à caixas de entrada cheias de e-mails desnecessários.

Outro desafio é a utilização de diferentes canais informais para a comunicação. Essa situação pode fazer com que os colaboradores fiquem desencontrados e até desmotivados, sem saber qual é o canal ideal. A fragmentação torna-se um verdadeiro “tiro no pé” da fluidez.

Com a experiência em Comunicação Interna, a SocialBase tem desenvolvido ferramentas que aumentam a transparência na comunicação das organizações, como a Rede Social Corporativa, por exemplo: um ambiente democrático de troca de informação, dúvidas e ideias entre colaboradores, que contribui para a comunicação clara entre os setores e colaboração para o crescimento da empresa.

Como a Rede Social Corporativa pode aumentar a fluidez na Comunicação Interna?

Segmentando os conteúdos nos Grupos

Os grupos segmentam os conteúdos, ajudando a melhorar a gestão do conhecimento da empresa e, ao mesmo tempo, dando um espaço mediado e controlado para que os colaboradores publiquem informações, se comuniquem e tirarem dúvidas sobre o trabalho e a empresa.

Os tipos criados variam de acordo com a necessidade, estrutura e cultura da empresa, pois a definição desta arquitetura de grupos depende do objetivo do canal de comunicação. Porém, na maioria das vezes, são criados grupos para:

  • Setores e áreas da empresa: administrativo financeiro, marketing, comercial;
  • Projetos específicos: planejamento orçamentário, desenvolvimento de novos produtos;
  • Temas de interesse da empresa: sustentabilidade, informações de mercado, concorrentes; inovação;
  • Grupos para descontração: dicas culturais, anti-stress.

Divulgando informações importantes nos Comunicados

Com os comunicados da Rede Social Corporativa, você cria um canal de comunicação de “mão única”, para divulgação de informações institucionais. O diferencial é que somente os administradores têm permissão para publicar esse tipo de conteúdo. Os comunicados podem ser interativos, onde os colaboradores podem ‘gostar’ e ‘comentar’ as publicações.

Veja alguns exemplos de comunicados:

  • Comunicados do RH;
  • Comunicados para líderes e gestores;
  • Notícias;
  • Palavra do presidente.
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Conectando todos por meio do Aplicativo

Com o aplicativo da Rede Social Corporativa é possível abrir as portas da mobilidade à Comunicação Interna da empresa. Essa nova forma de comunicação é uma grande aliada dos comunicadores e gestores que querem alcançar e engajar seus funcionários.

Entre as vantagens estão:

  • Aumento de alcance, levando as informações até o colaborador em qualquer lugar;
  • Informações chegando mais rápido e a mais pessoas;
  • Representantes e vendedores que atuam fora da organização prospectando clientes recebem informações rapidamente;
  • Uma Comunicação Interna mobile permite que colaboradores que trabalhem remoto possam estar juntos e alinhados.

Mesmo com o apontamento por parte de especialistas de que a transparência e a fluidez na comunicação são essenciais para produtividade e motivação dos colaboradores, ainda nos deparamos com a preocupação por parte de alguns gestores em dar liberdade de comunicação ao colaborador, muitas vezes, por conta da maturidade do público interno.

Nós, da SocialBase, entendemos que a colaboração é um fator essencial para inovação e para melhoria dos processos internos nas empresas.

Logicamente é necessário uma preparação que envolva uma orientação na utilização de ferramentas colaborativas, como a Rede Social Corporativa, para que fique claro qual o objetivo do ambiente e como ele será benéfico a todos na empresa.

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Criado por Abner Freitas, consultor comercial na SocialBase
Atualizado por Lucas Ferreira no dia 26/06/2018

Sobre o autor

Lucas

Lucas Ferreira

Publicitário com experiência em Produção de Conteúdo e Design, atualmente faz parte da equipe de Customer Growth da SocialBase e escreve para o blog da SB, antigo Cultura Colaborativa, um dos principais blogs brasileiros sobre comunicação interna.