Início » Tecnologia » Por que é importante ter uma estratégia de comunicação antes de aderir a uma ferramenta?
Tecnologia

Por que é importante ter uma estratégia de comunicação antes de aderir a uma ferramenta?

Blog SocialBase Estratégia para Adoção da Ferramenta

75% dos comunicadores ao redor do mundo planejam utilizar canais digitais para interação no meio corporativo nos próximos anos. Mas, apenas 37% deles dizem que desenvolver uma estratégia de Comunicação Interna será uma prioridade.

Esse pensamento contraditório dos comunicadores corporativos foi uma das principais estatísticas que a State of the Sector trouxe na sua décima edição.

A State of the Sector é uma das grandes pesquisas no contexto mundial da comunicação interna. Publicada anualmente desde 2008 pela organização britânica Gatehouse, a pesquisa vem trazendo a cada edição dados mais consistentes e com amostras provindas dos mais diversos mercados do planeta.

Planejamento, metas e mensuração devem vir antes das ferramentas

Foi-se o tempo em que era preciso comprar um jornal na banca da esquina pra saber como estava a economia. Mais do que isso, nem me recordo quando foi a última vez que recebi um SMS de algum amigo. Isso não é novidade para ninguém.

No entanto, em tempos de fácil acesso a informação e uma agilidade nunca antes vista para comunicar-se com alguém, a necessidade de saber selecionar assertivamente o conteúdo a ser acessado e escolher os melhores canais para se comunicar é extremamente importante.

No meio corporativo, a comunicação entre colaboradores e entre equipes vem sendo cada vez mais colocada em pauta como atributo essencial para o sucesso das organizações.

Essa realidade é estampada ao longo das últimas pesquisas publicadas, não só pela State of the Sector, mas também por pesquisas como a Tendências para Comunicação Interna 2019, onde os canais de comunicação digital estão escalando posições na lista de prioridades dos comunicadores nas empresas.

Contudo, apenas uma pequena parcela desses profissionais possui uma estratégia bem traçada para sua comunicação, com planos de ação e metas definidas. E, mais do que isso, uma quantidade significativa de comunicadores ainda não mede o resultado das práticas de comunicação.

Os números mostram que as empresas ao redor do planeta têm aderido cada vez mais a canais digitais, mas que tem falhado constantemente no planejamento da comunicação. De acordo com a State of the Sector, 69% dos comunicadores iriam colocar a estratégia de comunicação como uma prioridade em 2017. Em 2018, o mesmo número caiu para 62%.

Em contrapartida, definir uma estratégia de comunicação interna nas organizações é uma ação imprescindível antes de ir ao mercado e contratar ferramentas que prometem isso ou aquilo.

É preciso ter consciência que qualquer ferramenta, por maior aprovação que tenha do mercado, só apresentará resultados relevantes na sua empresa quando estiver alinhada a um plano bem estruturado, com prazos, metas e mensuração adequados.

O papel da estratégia de comunicação no Brasil?

No Brasil, a comunicação interna está começando a ser cada vez mais notada dentro das organizações.

Apesar disso, boa parte das empresas atuantes no setor nacional ainda tem grande dificuldade para atingir seu público interno. Muitas percebem desalinhamento estratégico presente entre os colaboradores, ou ainda uma falta de engajamento intra e entre equipes acontecer, sem notar que boa parte disso é sintoma de uma comunicação interna falha.

Mas, existem sim exemplos virtuosos. Empresas que tratam a comunicação interna como um assunto estratégico e mensuraram aumento de produtividade, por exemplo, como consequência de uma comunicação bem pensada na organização. Um exemplo é Koerich, uma das maiores varejistas de Santa Catarina, que está alcançando grandes resultados com o SocialBase:

Tudo isso passa pela chamada digitalização das empresas, que consiste na utilização de meios virtuais/digitais para executar as ações corporativas – tarefas, retenção de informações/documentos e, não obstante, exercer a comunicação.

Aqui na SocialBase, por exemplo, temos notado que grande parte das pessoas que nos procuram para conversar sobre comunicação interna ressaltam esse movimento das empresas, que desejam tornar os ambientes de trabalho cada vez mais modernos e independentes da distância física e geográfica. No papel de solucionar problemas de comunicação, levamos além de um canal digital, uma metodologia que ajuda a traçar uma estratégia aderente, que você pode conhecer melhor neste post.

Resumindo…

É notável que a tecnologia teve um efeito muito positivo na evolução da comunicação interna nas organizações, mas ela também nos traz o alerta de que ter um plano para a execução e mensuração da comunicação é indispensável.

Em um contexto onde os canais digitais vêm tendo um aumento massivo dentro do meio corporativo, não podemos deixar o planejamento esquecido no final da lista de prioridades.

Sobre o autor

SocialBase

SocialBase

Blog da SocialBase, para instruir o mercado com relação a importância da comunicação interna bem planejada e incentivar a conexão verdadeira entre pessoas e empresas.

/* ]]> */