Início » Geral » Equidade: porque ela deve ser comunicada para toda a organização
Geral

Equidade: porque ela deve ser comunicada para toda a organização

Você já deve ter ouvido falar no termo Equidade, mas você conhece o seu verdadeiro sentido? Equidade refere-se ao respeito pela igualdade de direitos e senso de justiça. O assunto vem ganhando espaço de discussão no mundo todo e podemos observar cada vez mais empresas criando programas, comitês e  movimentos de discussões.

Há muitos estudos sobre o tema Equidade, principalmente sobre os que abordam sobre a diferença salarial entre homens e mulheres e faixa etária, dilemas que ainda existem em muitas empresas, de todos os setores e portes. Em contrapartida, no dia 13 de outubro de 2020, o governo da Espanha criou um decreto que proíbe salários diferentes para homens e mulheres, entendendo que a diferença fere a democracia. A multa para as empresas que desrespeitarem a regra pode chegar a 187.000 euros.

 Ao mesmo tempo, o relatório do Fórum Econômico Mundial deste ano indica que serão necessários 257 anos, aproximadamente, para a equidade de gênero se tornar uma realidade no ambiente de trabalho.

Diversidade e Equidade

Falar sobre equidade e diversidade nas organizações é abrir espaço para outro tema bastante sensível e importante, a inclusão. Essa iniciativa possibilita que todas as pessoas de uma empresa se sintam respeitadas, valorizadas, empoderadas, ouvidas e possuam um verdadeiro sentimento de pertencimento.

Mas é importante entender a diferença entre esses dois termos. Enquanto a diversidade aborda o respeito às diferenças étnicas, de sexo, idade, nacionalidade, orientação sexual, nível educacional, portadores de necessidades especiais e religião, por exemplo, a equidade diz respeito a oferecer a todos as mesmas condições e um tratamento igualitário. Ou seja, é permitir que todas as pessoas tenham a mesma possibilidade de acesso para uma mesma oportunidade.

O papel da comunicação

A área de comunicação interna é essencial para tornar o assunto conhecido por todos na empresa, proporcionar e viabilizar mudanças culturais significativas. 

As campanhas internas fazem com que os colaboradores menos próximos ao tema comecem a entender a sua importância, e os colaboradores que fazem parte de grupos de minorias sintam-se contemplados por uma narrativa dentro da empresa que os reconhece.

Se você precisa de uma ferramenta de comunicação mais participativa para começar a trazer esse tema à tona na sua organização, experimente fazer um teste gratuito do SocialBase e perceba como a plataforma pode ajudar a promover equidade na sua empresa.

Webinar de Comunicação e Equidade

Para conversar sobre equidade e como podemos promovê-la, convidamos grandes líderes para o webinar Comunicação Interna: como promover a equidade no ambiente de trabalho.

 Você vai descobrir como a comunicação pode promover equidade e quais são as estratégias que mais funcionam para engajar colaboradores, transformando sua empresa em um ambiente em que todos se sintam verdadeiramente valorizados e acolhidos.

O webinar aconteceu no dia 4 de novembro de 2020, às 19h. Assista à gravação!

/* ]]> */