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Engajar colaboradores: porque esta deve ser prioridade na sua organização

Engajar colaboradores

Acredito que todos concordamos com Steve Jobs quando ele disse que “a única forma de fazer um trabalho incrível é amando o que faz”. Então sem dúvidas é alarmante o dado da Smarp, empresa americana com foco em engajamento através da comunicação, que 85% dos colaboradores no mundo todo não se sentem engajados em seu trabalho. Não há dúvidas: engajar colaboradores deve ser um objetivo não só do RH.

Mesmo que muitos diretores gerais e líderes de Gestão de Pessoas não percebam, a falta de engajamento dos colaboradores é um dos grandes desafios de empresas de diversos setores e portes. O colaborador desengajado, além de não desempenhar seu papel na organização da melhor forma, também pode influenciar negativamente a cultura e bem-estar do ambiente de trabalho. Se buscar o aumento do engajamento dos colaboradores não é período na sua organização, talvez vocês já estejam sentindo as consequências desse desengajamento.

Para ajudar você a entender o que é engajamento de colaboradores, como ela impacta nos resultados da empresa e como impulsionar o engajamento, nós reunimos algumas das melhores práticas e dicas para adotar na sua organização.

Mas primeiro: o que é engajamento dos colaboradores?

O engajamento do colaborador é a conexão emocional que a pessoa sente com a organização no qual trabalha, o que costuma influenciar em seu comportamento e nível de esforço com as atividades relacionadas ao trabalho. É através do engajamento que se é possível criar um ambiente de trabalho onde todos estão alinhados e se importam com o papel que desempenham na organização.

Por definição, os colaboradores mais engajados serão aqueles que superaram as expectativas e darão o seu melhor considerando os interesses do grupo em adição aos seus próprios interesses pessoais e profissionais. A Vantage Circle o nível de engajamento do colaborador em quatro categorias:

  1. Engajado(a) e comprometido(a)
  2. Engajado(a) mas não comprometido(a)
  3. Passivamente desengajado(a) e não comprometido(a)
  4. Ativamente desengajado(a)

Assim, ter a informação de quão engajados são os colaboradores da sua empresa pode ser uma boa forma de mensurar e gerenciar as perspectivas dos colaboradores em relação a elementos cruciais da cultura organizacional. Neste sentido, a cultura tem o importante papel de ter valores alinhados com os valores pessoais dos colaboradores, de forma que eles sintam que a organização compartilha das mesmas atitudes e crenças.

Além disso, é sempre bom lembrar que o nível de engajamento colaborador afeta diretamente em sua tomada de decisão e qualidade de suas entregas todos os dias. Com base em uma pesquisa da Gallup, foi possível perceber uma alta relação entre engajar colaboradores e produzir melhores resultados para o negócio. 

A pesquisa analisou mais de 1,8 milhões de colaboradores em empresas de diferentes setores, nacionalidades e tamanhos, e encontrou alguns dados que demonstram a diferença na performance de colaboradores engajados e desengajados. Os colaboradores engajados apresentaram:

  • Aumento de 10% na avaliação dos clientes
  • Aumento de 17% na produtividade
  • Aumento de 20% no número de vendas
  • Redução de 41% no absentismo
  • Redução de 21% no turnover em empresas com alto turnover
  • Redução de 59% no turnover em empresas com baixo turnover

A comunicação como forma de engajar colaboradores

Entre as principais formas de engajar seus colaboradores, uma das mais duradouras e efetivas é através da comunicação interna. Pare para pensar: como você espera que o seu colaborador se sinta conectado e engajador se ele não está alinhado e informado sobre o que acontece na organização. 

Assim, possuir uma comunicação estratégica é essencial para impulsionar o engajamento de colaboradores. Quando a organização possui uma boa estratégia de comunicação, os colaboradores se sentirão mais informados, seguros em relação aos seus papéis e motivados para alcançar os objetivos de negócio. Para isso, os colaboradores devem ter a certeza de que a comunicação com seus líderes é aberta, transparente e organizada, de forma que possam expressar suas opiniões e ideias sem repercussões negativas.

Os colaboradores que se sentem engajados, sejam eles operacionais ou administrativos, sentem mais vontade de expor suas opiniões em reuniões,  discutir novas ideias e compartilhar percepções importantes. Além disso, eles também estão mais propensos a falarem diretamente com seus supervisores.

Essas oportunidades de comunicação aumentam ainda mais o engajamento, fazendo com que os colaborador se sintam parte de um ambiente saudável, colaborativo e positivo. Por exemplo, ao compartilhar informações importantes relacionados ao setor ou especialidade do colaborador, você os incentiva a crescer e desenvolver novas habilidades de forma proativa.

Além disso, quando os funcionários são incentivados a acompanhar as notícias da empresa e compartilhar conteúdo relacionado ao setor com seus colegas, eles se sentem conectados à visão e missão da empresa, que deve estar sempre muito clara para todos. A comunicação interna também tem esse papel de disseminar a cultura da empresa.

O resultado na verdade é um ciclo virtuoso onde uma comunicação aberta e democrática impulsiona níveis altos de engajamento, o que leva a uma melhor comunicação entre os colaboradores, tornando a comunicação uma ótima ferramenta para engajar colaboradores.

Por onde começar este processo?

Engajar colaboradores deve ser uma prioridade para os diretores, executivos e líderes de equipe em todos os setores da organização. E para isso, as lideranças devem estar cientes do papel da comunicação no aumento do engajamento dos colaboradores.

Embora possa parecer uma meta muito distante para sua organização, é fundamental para o sucesso de seu negócio. Mesmo os números mais baixos de engajamento dos funcionários podem ser revertidos – e como qualquer relacionamento, tudo começa com a comunicação.

Para te ajudar nesta jornada, que tal dar uma olhada em casos reais de organizações que utilizam a comunicação como forma de engajar colaboradores? Se estiver interessada, recomendo o case da Dolphin: Engajamento e Integração através da comunicação.

Sobre o autor

SocialBase

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Blog da SocialBase, para instruir o mercado com relação a importância da comunicação interna bem planejada e incentivar a conexão verdadeira entre pessoas e empresas.

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