Início » Comunicação Interna » Employer Branding: como fortalecer a imagem da sua empresa com a Comunicação Interna?
Comunicação Interna

Employer Branding: como fortalecer a imagem da sua empresa com a Comunicação Interna?

Employer Branding Comunicação Interna

Você sabe o que é Employer Branding? É um conceito derivado do marketing que chegou ao departamento de Gente e Gestão das empresas. Ele se refere à forma como o negócio é visto, ou seja, à sua reputação com o mercado e com seus clientes internos, os colaboradores. Em suma, é sua imagem como marca empregadora.

O Employer Branding tem a capacidade de atrair e reter talentos e ajuda no alinhamento estratégico entre organização e colaborador, promovendo lealdade, engajamento e uma posição privilegiada no mercado.

Por isso, diversas estratégias são pensadas para fortalecer a imagem da empresa. Uma delas é a definição do EVP (Employee Value Proposition), ou seja, os valores que fazem da sua empresa atrativa para os colaboradores, composto tanto de benefícios tangíveis quanto de intangíveis.

Outras estratégias de Employer Branding são: metas e objetivos claros, incentivo à participação ativa da liderança e promoção de uma comunicação interna e externa eficientes.

Assim, para uma comunicação efetiva é preciso definir os canais que serão trabalhados. Uma opção comum para a comunicação externa é utilizar redes sociais como Linkedin, Facebook e Instagram. Já no caso da interna, a uma ferramenta de comunicação é um dos canais comprovadamente mais eficientes.

Como a Comunicação Interna ajuda com o Employer Branding?

Ter uma ferramenta de comunicação permite que a reputação da empresa seja fortalecida. Afinal, é um canal dinâmico e interativo pelo qual é possível divulgar ações, melhorias, eventos e dar visibilidade para as características mais valorizadas pelos colaboradores nos seus locais de trabalho.

Com a ferramenta, a organização pode fomentar fatores que ajudam a criar a imagem da marca empregadora, como:

  • Transparência, pois a informação atinge todos;
  • Inovação, porque utiliza a tecnologia como estratégia para gerar engajamento;
  • Colaboração, já que todo time tem a oportunidade de compartilhar informações;
  • E integração dos colaboradores, por conectar todos os membros do time.

Todos esses fatores criam, portanto, orgulho de pertencer e motivam os colaboradores que, uma vez engajados, influenciam os demais. Já que, também por meio de uma comunicação aberta, compartilham suas impressões positivas sobre a empresa com os colegas de trabalho.

Isso é vantajoso tanto para a imagem interna da empresa quanto para a externa, afinal, os colaboradores também propagam esses pontos de vista positivos dentro dos seus círculos de convivência, o que ajuda ainda mais a empresa a ter destaque no mercado.

Além disso, apenas o fato de disponibilizar aos colaboradores uma ferramenta de comunicação interna já fortalece a imagem e os resultados do negócio. Principalmente para os colaboradores mais novos da geração Z, que já nasceram conectados e consideram essa uma característica intrínseca a uma organização moderna que foge de um modelo quadrado de empresa tradicional, da qual não querem fazer parte.

Essa característica também influencia nos resultados da empresa, já que, de acordo com uma pesquisa do McKinsey Global Institute, a utilização de  tecnologias que permitam a colaboração e conexão, aumenta em 25% a produtividade das equipes.

Um exemplo de ação que mostra a importância do Employer Branding é o TOP Empresa Engajada.

Ele é um selo criado pela Vaipe, plataforma que automatiza processos de Gente e Gestão, para reconhecer as empresas mais engajadas do mercado.

A adoção de uma ferramenta de comunicação interna está entre as melhores ações para se conquistar este selo, pois serve como um canal para conectar, dar voz e engajar colaboradores. Além disso, esse selo comunica uma preocupação com os colaboradores e a busca pelo alinhamento de interesses!

Por meio da nossa metodologia PERGUNTE, ESCUTE, MELHORE, empresas como TBS, Iugu e ClickBus melhoraram seu engajamento e alcançaram melhores resultados. Se você quer conhecer mais sobre essa metodologia, criada para gerar mais engajamento, converse com um dos especialistas da Vaipe.

Sobre o autor

SocialBase

SocialBase

Blog da SocialBase, para instruir o mercado com relação a importância da comunicação interna bem planejada e incentivar a conexão verdadeira entre pessoas e empresas.