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Comunicação interna no segmento de Indústria durante crises

Determinados momentos como o que estamos vivendo, no qual as organizações se veem diante de uma crise, é de fundamental importância estabelecer processos e rotinas que deem conta de alinhar a Comunicação Interna às exigências impostas por um cenário complexo e instável. Planejamento, assertividade no direcionamento de ações e mensuração dos resultados são vitais neste momento.

O atual contexto exige que todo o foco da Comunicação Interna deva estar para fortalecer os canais oficiais de comunicação, para que as informações circulem dentro da organização pautados por uma fonte oficial, buscando tanto atender às necessidades dos colaboradores, como também identificar ruídos e potenciais focos de insegurança e, porque não, de crises que possam ser evitadas.       

Especificamente no caso da indústria, onde temos uma variedade importante de públicos internos, ou seja, times com atuações bastante diversificadas e até mesmo em posições geográficas distantes – como administrativo, operacional, equipes de fábrica, transportes/logística e externos, por exemplo – a complexidade nas ações de comunicação interna toma contornos bastante peculiares.

Sem dúvida são inúmeros os desafios. Nesse sentido, vamos ajudar você a estruturar sua comunicação interna usando como base as metodologias de trabalho disponibilizadas pela plataforma da SocialBase. Então, mãos à obra!

1. Crie um mural de comunicados específico para o tema

Simplicidade e clareza são fundamentais em tempos de crise. Reduza qualquer espaço para ruídos estruturando o envio de mensagens oficiais por meio de um mural de comunicados.

As publicações nos murais de comunicados serão o seu melhor aliado no combate às informações não oficiais, justamente posicionando a plataforma como o canal oficial da organização.Quando você for abordar temas relativos a ações de combate e prevenção ao coronavírus, utilize sempre informações dos órgãos de Saúde de seu Estado ou do Ministério da Saúde. 

Se a mensagem tiver relação com ações de impacto para organização, como alteração de jornada de trabalho ou mudanças de rotinas de segurança, busque apoio dos gestores das áreas envolvidas. Em um cenário volátil, é estratégico manter um alinhamento com a alta liderança para manter ajustado o tom e o peso de certos comunicados. 

2. Aumente o engajamento com o app mobile

Assertividade na entrega e amplitude no alcance da informação. Essas ações-chave irão garantir o sucesso das estratégias de sua comunicação interna. Para os times que não têm disponibilidade de acesso desktop, é fundamental incentivar seus colaboradores a usarem a plataforma pelo celular. 

Para fazer o download dos aplicativos, basta pesquisar por SocialBase na loja dos aplicativos do seu smartphone Android ou IOS. Tenha sempre em mente: diferentes públicos, exigem estratégias de engajamento distintas. 

Então, faça uma campanha para divulgar o QRCode das lojas virtuais, o que certamente dará mais agilidade para seus colaboradores terem acesso ao aplicativo. Aproveite os materiais disponíveis na nossa Central de Recursos e fortaleça a sua comunicação (disponibilizamos na seção CARD e IMPRESSO dois materiais de apoio para esse período do COVID-19, é só baixar).

3. Crie um grupo público para esclarecimento de dúvidas

Diante de tantas dúvidas é fundamental também pouparmos tempo e esforço, mas nunca perdendo de vista a importância de estimular a participação dos colaboradores. Por isso, crie um grupo público, deixando bem claro qual é o seu objetivo: 

“Este grupo é destinado a responder as dúvidas sobre  impacto de coronavírus em nosso ambiente de trabalho. Prezado colaborador, também use este espaço para deixar suas dúvidas, pois assim estaremos otimizando ainda mais nosso processo de comunicação”.

Estamos todos diante de uma enxurrada de informações e muitas perguntas. Então, construir esse espaço irá impactar de forma positiva no engajamento à plataforma. 

4. Agende as publicações com o Calendário de Comunicação Interna

A sustentação de excelência de toda estratégia de comunicação interna está, sem dúvida, intrinsecamente ligada à capacidade de planejar. Por isso, é fundamental ter uma gestão clara ligada à ordenação das mensagens.

Para otimizar seu esforço e ter controle sobre o feed de publicações utilize o “Calendário de CI 2020”, desenvolvido pela SocialBase especialmente para os administradores das nossas plataformas. 

Com esse material, você será capaz de organizar a cadência de suas publicações no SocialBase lembrando sempre de levar em consideração os “dias e horários nobres” (informação disponível nos Relatórios de Métricas da SocialBase). Neste momento, todo detalhe conta para o sucesso de sua comunicação!

5. Utilize o HR Bot para automatizar as respostas

Diante de um cenário inédito provocado pela pandemia do coronavírus, o setor de RH certamente vive uma realidade onde o volume de atendimentos é muitas vezes maior do que é possível dar conta em um único só dia. 

Nesses casos, usar um recurso automatizado de respostas poderá contribuir para uma melhor eficiência na disseminação e orientação das políticas de prevenção aplicadas pela empresa e que devem ser repassadas aos colaboradores.

Na SocialBase, temos como solução o HR Bot, um assistente virtual estruturado a partir de um sistema de inteligência artificial que permite que seus colaboradores encontrem respostas rápidas, de maneira simples e ágil. Essa funcionalidade, quando habilitada no SocialBase, fica disponível tanto no app quanto na web.

Na versão de teste gratuito do SocialBase, disponibilizamos um modelo de exemplo com resposta elaboradas especialmente para esclarecer e orientar sobre as principais questões envolvendo o COVID-19.

Se você já é nosso cliente, entre em contato com o Customer Success que atende a sua conta, e solicite o teste do HR Bot. Já para você que solicitou ou já está utilizando a versão de teste do SocialBase, faça contato com a nossa equipe comercial.

Sobre o autor

Chico

Chico Alves

Atuando como Customer Success na SocialBase, trabalhando lado a lado com uma equipe talentosa e com muita energia, em um ambiente desafiador e em constante inovação, contribuindo para o crescimento consistente de clientes que são referência em seus segmentos.

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