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Comunicação Interna Positiva: estratégia para transformar o diálogo na empresa

A Comunicação Interna Positiva  é a prática que utiliza as bases da Comunicação Não Violenta (CNV), criada por Marshall B. Rosenberg, aplicada ao contexto do dia a dia de trabalho nas organizações, com o objetivo de que o diálogo com colegas, líderes e liderados seja mais saudável, produtivo e fluído. 

Para Day Louise, consultora de comunicação que ministra o curso “Comunicação Interna Positiva na Era da Inovação”, essa forma de pensar a comunicação no ambiente organizacional, desperta e potencializa o melhor em cada colaborador, independente do seu cargo, área ou posição na empresa. 

A Comunicação Interna Positiva, utilizando os princípios básicos da CNV, trabalha toda a troca de informações entre a empresa e colaboradores, líderes e suas equipes, focando na observação, buscando entender quais sentimentos, quais as necessidades e pedidos estão sendo externalizados em cada contato. 

Partindo desse princípio, essa linha de pensamento aplicada à comunicação busca ajudar a criar relações de qualidade entre as pessoas dentro das empresas, observando o discurso e tentando desconstruí-lo, sempre tendo em mente o que está por trás do que foi dito, fazendo distinção entre: 

  • Observações e juízos de valor
  • Sentimentos e opiniões
  • Necessidades (ou valores universais) e estratégias
  • Pedidos e exigências/ameaças

Neste processo é fundamental o uso e exercício da empatia, principalmente por parte dos líderes, tendo sempre em mente na hora de comunicar: qual é o objetivo daquele diálogo; qual pedido está sendo feito; e qual sentimento deseja despertar na equipe. 

Ao dar e receber um feedback, a comunicação interna positiva também pode ser aplicada para construir um diálogo livre de julgamentos e avaliações. Independente se você deu ou recebeu um feedback sobre uma situação difícil, essa forma de comunicação pode ser utilizada para entender melhor quais emoções estão envolvendo a situação, trazendo mais clareza, e levando a conversa para um lado construtivo.

Na estratégia de comunicação como um todo, os conceitos da comunicação interna positiva também podem ser aplicados quando a empresa considera o timing de passar as informações, qual ferramenta é mais adequada para cada tipo de comunicado, e qual o sentimento a empresa deseja passar aos seus colaboradores. 

O uso da comunicação interna positiva na empresa também ajuda a reforçar aspectos positivos da cultura organizacional – ou seja, as crenças e valores que regem o grupo, combatendo a “rádio corredor” e neutralizando comportamentos tóxicos, já essa forma de comunicar busca sair do campo do julgamento. 

Além disso, a prática ajuda a criar uma consciência coletiva sobre a importância de uma boa comunicação dentro da organização, aproximando e humanizando as relações de trabalho. 

E aí, pronto para uma comunicação interna mais positiva na sua empresa?

Sobre o autor

SocialBase

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Blog da SocialBase, para instruir o mercado com relação a importância da comunicação interna bem planejada e incentivar a conexão verdadeira entre pessoas e empresas.

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