Início » CEO e Liderança » A Comunicação como estratégia da liderança UAU!
CEO e Liderança

A Comunicação como estratégia da liderança UAU!

liderança uau e comunicação

Este ponto de exclamação ao lado do UAU(!) não é por acaso e não diz respeito à pontuação do título apenas. Ali está, simbolicamente, o que acreditamos ser a essência para uma liderança de resultados. Conseguir UAU! do público interno envolvido em seus projetos exige uma consciência clara sobre a importância de alinhamento de expectativas em todos os sentidos, bem como da compreensão exata acerca dos objetivos e metas a serem alcançados.

Antes ainda, está a necessidade de identificarmos os pontos em comum que são a base para extrairmos de nossas relações o UAU que sensibiliza, encanta e agradece. Como hoje em dia não é mais a empresa que escolhe o colaborador e sim as duas partes que “se contratam”, é imperativo revisarmos esta clareza sobre os tão comentados e aclamados “propósitos”.

O líder UAU! olha pra isto o tempo inteiro e o tempo inteiro, pergunta para si e envolve a equipe neste questionamento: estou trabalhando de acordo com a nosso propósito agora, ou não?

Isto feito, o desafio começa justamente em COMO conduzir este processo afim de que ele seja percebido como genuíno. Têm empresas que se esforçam em parecer “moderninhas” e isto acaba ficando ridículo, porque vira hipocrisia. Falamos muito em nossas organizações sobre como provocar o UAU em nossos clientes finais e, muitas vezes, pela loucura do dia a dia, esquecemos de algo muito simples e básico para “acessar” as pessoas: falar com elas olhando nos olhos e ouvindo-as com generosidade. Ouvir com generosidade não significa ter que forçar a barra de ser o que não se é, de ter que aguentar “mimimi” ou “frufrus” o tempo inteiro, mas sim olharmos uns aos outros com dedicada atenção, respeito e com o genuíno desejo de compreender sem julgamentos.

Defendemos, até que nos provem o contrário, até mesmo porque somos objeto das nossas próprias investigações e também porque realizamos um trabalho científico com inúmeras entrevistas junto a lideranças de mais de 400 empresas, que em comum a liderança UAU é aquela que reconhece suas fragilidades com humildade, investe nos seus pontos fortes e aposta em disseminar conhecimento e atitudes que corroborem suas palavras.

A liderança UAU não se julga a grande sabedora, dá espaço pra ideias novas e não impede qualquer iniciativa, ao contrário, estimula esta proatividade sem considerar a palavra “culpados”. Ah, e muito importante: a liderança UAU! pede ajuda e ajuda o tempo inteiro, colhe informações de todas as partes e cenários, antes de tomar uma decisão. Argumenta e sustenta suas convicções com base em premissas verdadeiras, anteriormente definidas e acordadas com o próprio time. Não pensa em si, pensa no todo ou “nos todos”.

Pressão todos nós sofremos com os compromissos profissionais em diversos níveis. Liderar uma empresa ou um projeto, não tem diferença alguma. Em ambos os casos teremos de ter clareza sobre onde chegar, com quem chegar e como faremos isto. Organiza tudo isto, passa a régua e vamos em frente. Monitora, revisa e redireciona se for o caso. Muito bem, mas pra atingirmos uma Liderança UAU! um detalhe faz toda a diferença: é preciso ter vontade e iniciativa para sistematizar movimentos internos que não permitam mais uma realidade organizacional com perdas de energia em melindres, egos e ausência de alinhamentos.

A liderança UAU está sempre focada nas premissas estratégicas (por que estamos fazendo, para quem, qual o impacto e o papel de cada um), nos acordos e na disciplina para fazer acontecer. Comece então por estruturar a “arquitetura” de um processo sistêmico de Comunicação EFICIENTE (e não pra inglês ver), com ritos, símbolos e espaços de conversa horizontais que possibilitem a constância de fóruns de alinhamento, melhoria contínua e estratégicos. A persistência diante deste contexto garantirá uma estratégia assertiva para a liderança UAU!

Desta convicção nasceu a metodologia Gestor Comunicador que organiza, estrutura, sistematiza e promove a Gestão do Conhecimento, propiciando ao negócio uma estrutura interna para a disseminação de relações que fazem UAU! o tempo inteiro, pelo simples fato das expectativas estarem claras, os objetivos definidos e monitorados e os movimentos para a melhoria contínua se tornarem DNA corporativo. Mas isto já é papo pra nossa próxima rodada de conversa. Até mais!

Sobre o autor

Jacque

Jacque Lima

Speaker, Idealizadora da metodologia Gestor Comunicador, Trainer, Master Coach e diretora da Adequá Comunicação Estratégica.

/* ]]> */