Início » Geral » Yammer x Rede Social Corporativa SocialBase: tudo o que você precisa saber
Geral

Yammer x Rede Social Corporativa SocialBase: tudo o que você precisa saber

yammer-socialbase
O Yammer, rede social corporativa da Microsoft, é uma ferramenta de trabalho popular entre as empresas que buscam uma solução diferente das intranets.

O Yammer, rede social corporativa comprada pela Microsoft em 2012, é uma ferramenta de trabalho popular entre as empresas que buscam uma solução de comunicação interna diferente das intranets.

O software faz parte do pacote Office 365, utilizado por empresas de diversos portes no Brasil, e se difere do Microsoft Teams, utilizado normalmente em equipes menores.

A ferramenta promete conectar pessoas em toda a organização para que ela tome melhores decisões de forma mais rápida – uma proposta de valor muito aderente ao mercado internacional, onde as organizações já têm uma maturidade digital avançada e realmente muitos assuntos do ambiente de trabalho são decididos online.

Se, para o mercado internacional, ferramentas de comunicação como o Yammer já são “commodities” pois a cultura de trabalho é diferente, além de conceitos como home office e cultura organizacional já estarem estabelecidos e são colocados em prática comumente. Já para o cenário brasileiro o uso da ferramenta nem sempre é tão óbvio.

A maioria das empresas brasileiras ainda estão iniciando sua jornada ou mesmo experimentando e errando no caminho para a transformação digital. Nesse sentido, muitas ainda têm como desafio a base de uma comunicação interna efetiva, que engaja colaboradores, gera senso de pertencimento e mostra o valor das suas iniciativas por meio da mensuração.

Para empresas que estão passando do “offline” para o digital, abandonando seus conceitos de centralização da informação com as intranets, e iniciando em uma mentalidade de maior participação e colaboração dos seus talentos com a empresa, o uso do Yammer nem sempre é óbvio e muitas vezes enfrenta barreiras técnicas, como por exemplo a necessidade do colaborador possuir e-mail.

Nas organizações que trabalham com colaboradores operacionais ou força de vendas em unidades distintas, o detalhe do e-mail pode se mostrar um grande obstáculo na comunicação. Como especialista no mercado nacional, desde 2011 desenvolvendo soluções para melhorar a comunicação das empresas, a rede social corporativa da SocialBase se mostra uma melhor opção, já que não é necessário que os colaboradores de uma empresa tenham e-mail para acessá-la, pois o acesso pode ser feito via integrações.

O Grupo Zema, referência nacional no mercado varejista é um exemplo de sucesso dessa integração, conectando toda sua força de vendas em mais de 400 lojas e quase 5.000 colaboradores. Para conhecer a história, leia o case aqui.

Para empresas em transição, da estrutura conservadora ou mais vertical, que desejam ser mais horizontais, a comunicação institucional ainda é um ativo importante, sendo necessária em momentos onde a informação oficial precisa chegar a todos.

Com os comunicados da Rede Social Corporativa SocialBase, essa estrutura é preservada e coexiste com os grupos, mais abertos e propensos a discussões – outra vantagem em relação ao Yammer, que não possui tal funcionalidade.

< class="collapseomatic noarrow" id="id5d5880b33d67f" tabindex="0" title="Quero fazer um teste grátis!" >Quero fazer um teste grátis!< id='swap-id5d5880b33d67f' class='colomat-swap' style='display:none;'>Fechar Formulário

Teste a Rede Social Corporativa SocialBase gratuitamente por 15 dias!

Além disso, a SocialBase em seu atendimento de Sucesso do Cliente oferece o apoio de boas práticas e casos de uso, garantindo o sucesso da ferramenta também em empresas que já possuem um alto nível de maturidade digital. Isso faz com que a ferramenta seja dinâmica atendendo empresas brasileiras de diversos portes e segmentos de acordo com as suas necessidades individuais – o que não é uma preocupação latente no Yammer.

Em resumo, a rede social corporativa SocialBase oferece toda a assistência que os profissionais de comunicação interna precisam, tanto para passar por transições e mudanças culturais em suas empresas, avançando a comunicação a um nível mais proativo e estratégico, como também oferecendo condições para que empresas que já estão nesse momento tenham seus colaboradores ativos e engajados, para que as lideranças atuem em um papel de influenciadores e, tudo isso, sem perder as informações de vista.

Para entender melhor como a Rede Social Corporativa SocialBase se diferencia do Yammer, veja o comparativo abaixo:

Ainda está na dúvida? Teste gratuitamente a Rede Social Corporativa SocialBase e confira na prática o que a ferramenta pode fazer pela sua empresa. 

/* ]]> */