Início » Cultura » Como promover uma cultura mais participativa e interativa dentro do SocialBase
Cultura

Como promover uma cultura mais participativa e interativa dentro do SocialBase

Ter uma cultura participativa não é uma tarefa fácil. O responsável pela comunicação interna da empresa precisa saber que é um trabalho que exige muito esforço, estudo e paciência. Geralmente, os colaboradores tendem a ser mais reclusos quando se trata de ter voz nas empresas, e eles não têm culpa.Por muito tempo, as empresas não davam importância para a opinião dos seus colaboradores, e se preocupavam apenas com os lucros. Mas ainda bem que essa realidade está mudando.

Então, como fazer com que os colaboradores da sua empresa interajam mais nos canais de comunicação interna? Para ficar mais fácil, preparamos algumas dicas para que você consiga tornar isso possível. Confira:

1 – Faça uma pesquisa de clima

Se pesquisas de clima ainda não são feitas na sua empresa, a primeira tarefa é começar com uma. Sim, é através das informações coletadas na pesquisa de clima que você terá uma direção, e assim vai conseguir planejar melhor as ações de cultura organizacional.

2 – Analise os dados da pesquisa

Após a aplicação da pesquisa de clima na sua empresa, o próximo passo é interpretar as informações. Não basta apenas calcular percentuais e médias. Saiba dar a importância necessária para os comentários dos colaboradores, pois dali você poderá ter muitos insights para criar planos de melhorias de comportamento dentro da empresa.

3 – Faça um planejamento

Nessa etapa você vai organizar todas as suas ideias, orçamentos, cronograma, recursos, e tudo que será necessário para que você execute as campanhas e planos de ação que vão te ajudar a melhorar o clima e a cultura organizacional. Atenção: Na sua empresa, você precisa adaptar a linguagem e os canais para cada tipo de público, principalmente em empresas de grande porte, que possuem muitos colaboradores operacionais que não têm acesso rápido a um computador ou celular. Utilize TVs corporativas, murais, cartas, use a criatividade para alcançar todos os colaboradores de forma efetiva.

4 – Execute as ações

Como o próprio tópico diz, é hora de colocar a mão na massa. Execute o plano de acordo com o cronograma que você planejou. Garanta que as campanhas sejam disparadas para todos de forma segmentada. Uma dica valiosa é:não se engesse.Se você notou que algo não saiu como planejado, não tem problema, faça as adaptações necessárias e continue executando o plano.

5 – Utilize o SocialBase

A plataforma de comunicação da SocialBase é um canal completo que vai ajudar você em todas as etapas que trouxemos neste artigo. É possível medir o clima da sua organização observando o comportamento dos colaboradores na plataforma. Utilize isso a seu favor para criar campanhas que incentivem o uso da plataforma.

Você pode criar um grupo com os envolvidos no planejamento de comunicação. Assim você terá um ambiente organizado e restrito para compartilhar as ideias com todos os demais colegas.

Use a ferramenta para executar suas campanhas. Com as publicações em murais no SocialBase, você alcança muitos colaboradores, e ainda consegue acompanhar quem viu e quando  seus comunicados foram visualizados. Essa funcionalidade é ótima para você analisar o alcance e os resultados do seu plano.

Criando uma rotina de planejamento a cada semestre e utilizando os canais adequados para se comunicar com seus colaboradores, você perceberá que o clima e a cultura participativa ficará mais evidente na sua empresa. Mas não se esqueça que isso é um trabalho de formiguinha, é muito difícil alcançar bons resultados em pouco tempo. É necessário ter paciência e continuar planejando ações de comunicação para engajar seus colaboradores.

Gostou dessas sugestões? Se você ainda não utiliza o SociaBase, peça um teste grátis da nossa plataforma e aplique essas dicas. Você pode convidar mais colegas para testar junto com você.

Sobre o autor

Samarony

Samarony Batista

Samarony Batista é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já trabalhou nas Assessorias de Comunicação da Justiça Federal do Amazonas e da UFAM, onde se formou. Também trabalhou como Mestre de Cerimônias na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é Analista de Comunicação na SocialBase, onde desenvolve atividades de Comunicação Interna, Endomarketing, Gestão de Eventos, Produção Audiovisual, desenvolvimento de Planos de Comunicação, Cultura Organizacional e Marketing.

/* ]]> */