Início » Comunicação Interna » Assessment: como aplicar à comunicação interna da sua empresa
Comunicação Interna

Assessment: como aplicar à comunicação interna da sua empresa

Assessment é um termo em inglês que está se popularizando e significa “avaliação”. Este termo está diretamente relacionado à gestão de alta performance em empresas.

Na prática, existem diferentes modelos de Assessment que podem ser aplicados em diferentes contextos. Em geral, todos possuem o objetivo de avaliar, orientar e solucionar algum desafio do negócio, que pode ser relacionado a capacitação de lideranças, colaboradores e até mesmo resolver adversidades encontradas em projetos e processos na organização.

Na área de comunicação interna, o Assessment pode ser uma poderosa ferramenta para mostrar ao seu líder, aos colegas, ou a toda a organização, quais os pontos de melhoria e como avançar em direção à uma comunicação interna mais efetiva.

Como o Assessment pode funcionar para a Comunicação Interna?

Aplicar o Assessment com foco em Comunicação Interna, é uma forma de fazer com que a empresa e seus colaboradores possuam visão dos pontos de melhoria – tanto pessoais como sistêmicos.

O Assessment permite que os departamentos consigam ter maior conhecimento e gestão sobre pontos específicos, como por exemplo, alcance da comunicação, o papel da liderança, efetividade de canais de comunicação interna, entre outros. Tudo isso, irá orientar a empresa para possíveis formas de resolução e melhoria.

Se você jogar no Google a palavra “Assessment”, sem dúvidas, um dos principais resultados que ele trará estará relacionado ao desenvolvimento de lideranças dentro das organizações e sobre os tipos de assessment que existem e podem ser aplicados.

Mas, para além das lideranças, o Assessment pode funcionar também para organizar um plano de comunicação, melhorar a integração entre áreas e até ser aplicado à um diagnóstico de cultura da empresa. De maneira geral, o objetivo continua sendo o mesmo: “avaliar, orientar e solucionar algum desafio” e dentro da comunicação interna pode estar orientado a desafios como liderança, engajamento, canais, estratégia, percepção dos colaboradores quanto a comunicação, entre outros.

Porém, o Assessment por si só, não nos demonstra o que devemos fazer, nem qual será o nosso próximo passo. Por isso, lembre-se: ele é uma ferramenta de avaliação. Para entender e aproveitar ao máximo essa ferramenta, é preciso ter clareza sobre qual é o propósito da comunicação interna na empresa e também quem é o público interno.

Uma dica que eu trago, e acredito ter um grande resultado, é associar a ferramenta de Assessment a realização de uma matriz SWOT.

A matriz mede as forças (S, de strengths) e fraquezas (W, de weaknesses) da comunicação – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente da empresa – fatores externos.

Com a ajuda do SWOT você ergue sua cabeça e olha para outras coisas que acontecem em sua empresa, que impactam na comunicação, tornando a sua análise muito mais ampla e estratégica.

Por onde começar?

Parece legal até aqui, mas como vou aplicar isso em uma ordem que faça sentido? Vamos lá!

Vou te mostrar um rápido exemplo de metodologia que utilizamos aqui na SocialBase:

De modo geral, para realizar as primeira etapas, Cenário Atual e Mapeamento Internos, utilizamos o conceito do Assessment para avaliar como a comunicação interna está funcionando atualmente.

Após isso, avaliamos informações relacionadas ao público interno e definimos o propósito da comunicação interna na organização.

Com essas informações, conseguimos construir a matriz SWOT, quando já teremos identificado as forças e fraquezas internas da comunicação. Nesta fase é importante a participação de outros stakeholders do negócio, como lideranças, recursos humanos, vendas, entre outras. São as informações repassadas por essas áreas que irão nos dar a visão de ameaças e oportunidades que temos na melhoria da comunicação.

Após conseguir a visão macro e micro sobre os pontos em que podemos evoluir na comunicação interna, com a ajuda do Assessment, chega a hora de definir novos objetivos e linhas de atuação para o planejamento estratégico da comunicação interna. Para saber mais sobre como criar seu Plano de Comunicação, indico essa leitura aqui.

E ai, o que acha de testar o Assessment para analisar a comunicação na sua empresa? Eu posso lhe ajudar com isso! Comente aqui embaixo ou me envie um e-mail: luciano.tomazi@socialbase.com.br