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Engajamento

Mantendo o alinhamento e o engajamento com as equipes mesmo à distância

Engajamento e Alinhamento à Distância

Complexo e instável. Esse é o ambiente onde se desenrolam pelo menos dois processos extremamente importantes para as organizações nesse cenário de distanciamento social que estamos vivendo por conta dos impactos ligados à pandemia do novo coronavírus. 

Então, um grande desafio está diante de nós: como alinhar e engajar equipes que hoje atuam à distância? Se o ambiente de inovação, disruptivo por excelência, já trazia consigo um importante vetor de incertezas, analisar o contexto atual, especialmente ligado às demandas por ampliar e manter estratégias de comunicação interna eficientes, é imprescindível. 

Num primeiro passo, vamos entender o que é “alinhar e engajar” e sua importância. As duas expressões parecem ter tomado ultimamente certos contornos limitantes, por isso vamos deixar claro que alinhar não é simplesmente informar ou dar conhecimento, e engajamento vai muito além de curtidas, comentários ou compartilhamentos

É preciso compreender que esse binômio tanto está ligado ao comprometimento do colaborador com a organização, quanto à capacidade da empresa em gerar conexões positivas com seus times. Devemos lembrar também que ambos, prioritariamente, precisam fortalecer um senso de pertencimento genuíno, capaz de impactar positivamente na produtividade das equipes.

Então, fica claro que alinhar e engajar colaboradores por meio de uma comunicação interna eficaz é algo extremamente importante para qualquer tipo de empresa indiferente do porte ou área de atuação. Tenhamos certeza que a comunicação interna é uma aliada essencial para manter as pessoas tanto bem informadas quanto motivadas. 

Assim, vamos conferir algumas dicas de ações que podem ser desenvolvidas utilizando os recursos da plataforma SocialBase com foco em manter os times alinhados e engajados mesmo à distância.

Estabeleça processos e rotinas

Em momentos como o que estamos vivendo é fundamental estabelecer cadência nos processos e nas rotinas de comunicação interna. Neste período onde o ‘office’ invadiu o ‘home’, ritmo e frequência são fundamentais para que os colaboradores se mantenham atentos e seguros, compreendendo que a empresa mantém suas operações e atividades o mais perto do “normal” possível.

Nesse contexto, ser assertivo ao enviar comunicados é uma ação estratégica, relembrando sempre que mesmo em home office, os colaboradores devem estar cientes que esse fluxo de comunicados está ativo

Como uma primeira ação, faça uma campanha que deixe isso claro a todos os colaboradores. Revise seu mapa de fluxos de informações e estabeleça uma cadência de nutrição, reforçando aos colaboradores “o que” será informado, por quê, quando e por qual setor. Deixar as regras do jogos claras é sinônimo de transparência, essencial nesses momentos.

Simplicidade e clareza

Seja objetivo. Simplicidade e clareza são fundamentais em tempos de crise. Como vimos há pouco, reduza qualquer espaço para ruídos estruturando o envio de mensagens oficiais por meio de um mural de comunicados. A verticalidade desse tipo de publicação é extremamente importante se desejamos combater informações não oficiais,  justamente posicionando a plataforma como o canal oficial da organização. 

Todos nós já ouvimos a expressão “menos é mais”, certo? Então, use à vontade essa estratégia, mas não esqueça de ajustar a mensagem ao seus diferentes públicos. Vamos imaginar que você deseja enviar uma mensagem que irá impactar toda a organização, tal como, novas condutas ligadas à questão sanitária ligadas ao Covid-19, alteração de jornada de trabalho (presencial para home office) ou mudanças na rotinas de segurança. 

Busque sempre apoio dos gestores das áreas envolvidas. Em um cenário volátil, é estratégico manter um alinhamento constante, ajustando o tom e o peso de certos comunicados. Crie um grupo privado, convide os líderes dos times e peça sugestões de ações de comunicação. Partilhe conhecimento e colha sugestões. Certamente, você terá belos insights para qualificar ainda mais a assertividade de sua comunicação interna.

Estimule a interação e peça feedbacks

Mudanças são sempre cercadas de inúmeras dúvidas e incertezas, então, é fundamental encontrarmos formas de promover interação entre os times. Nesse novo contexto de trabalho provocado pelo isolamento social torna-se ainda mais necessário que as organizações sejam protagonistas nesse tipo de iniciativa. Conseguir prever cenários, hoje pressionados até mesmo pelas ansiedades cotidianas fruto desse novo contexto, também é papel da comunicação interna. Ao utilizar com efetividade a plataforma SocialBase o caminho para gerar pertencimento será mais curto e assertivo.

Certamente você já criou grupos públicos ou murais de comunicados em sua plataforma SocialBase com foco em buscar acolher questionamentos de seus colaboradores. De maneira geral, FAQs bem estruturados dão conta de sanar os assuntos mais recorrentes, mas nesse novo contexto, o desafio é outro. Então, comece fazendo uma postagem via um Mural de Comunicados destacando que a empresa está atenta às mudanças que estão ocorrendo e preocupada com os impactos no dia a dia dos seus colaboradores. 

Estimule e reforçe que seus colaboradores opinem de como se sentem sobre algum tema específico e para isso aproveite a funcionalidade da Enquete disponível na plataforma. Por meio dela, você terá uma leitura de qual assunto é mais relevante para os seus times naquele momento, também dando voz ao seu público interno. Repercutir os resultados dentro da plataforma é fundamental. Lembre-se de utilizar novamente esse importante recurso.

Liderança: (re)crie rituais e aproxime seu time

Se num contexto recente, estabelecer e manter rituais cotidianos com as equipes eram suficientes para acolher demandas ligadas a gerir pessoas num ambiente integrado e saudável, temos que ter convicção que isso mudou drasticamente. Com a imposição do distanciamento social, as tarefas já complexas de liderar, ganharam contornos ainda mais densos.  Então, qual o papel da liderança nesse momento em que a produtividade pode variar de acordo com fatores externos?

O que temos visto durante esse período é que diferentes abordagens têm sido buscadas no sentido de gerar acolhimento e atenção para essa nova realidade que os colaboradores que estão trabalhando remotos vivem. Desde oferecer apoio psicológico por intermédio de especialistas em saúde, até estabelecer canais de interação e feedbacks, como vimos há pouco. Na complexidade desse contexto, cabe aos líderes gerar e manter boas relações com seus liderados: empatia é a palavra de ordem! Tenha certeza que a (re)construção desse relacionamento também deve atender às regras de um convívio sadio: transparência e confiança não podem ser negociadas! Elas são a base dessa pirâmide.

Então vejamos como a partir da plataforma SocialBase,  você poderá estruturar iniciativas que irão gerar alto impacto junto aos seus times que estão trabalhando à distância. Nesse sentido, traga para o ambiente da plataforma ritos e até mesmo alguns ecossistemas tradicionais, buscando preencher oferecer para os seus times esses momentos de troca sejam individuais ou em grupo. 

Assim, organize as tradicionais reuniões de início do dia, as Daily Scrum, disponibilizando dentro de um grupo privado o link (hangouts, zoom, etc) para esse encontro. Você pode solicitar também, que cada colaborador faça um post informando o projeto no qual está envolvido, se precisa de apoio de outro membro do time ou até mesmo se está encontrando alguma barreira. 

Aqui na SocialBase, nosso time de Customer Growth tem um ritual onde apontamos os pontos positivos e negativos da semana em uma reunião de Planning, que conta a participação de nosso Diretor e algumas vezes até mesmo do nosso CEO. O resultado dessa interação gera um post na plataforma, que mais do que um registro do que tratamos, serve como base para orientar atividades que vamos desenvolver em nossa próxima semana de trabalho. 

Por tudo isso que vimos,  a contribuição que esse artigo buscou é justamente no sentido de contribuir  de alguma forma para ao trocarmos experiências possamos construir cada vez mais aprendizado que nos faça entender melhor todo esse complexo cenário que estamos vivendo. Com certeza não existe “o segredo para vencer a crise” mas certamente todo e qualquer resultado positivo passa pelo esforço conjunto, onde empresas, lideranças e colaboradores, atentos e abertos à construir uma melhor comunicação interna, sejam capazes de construir um caminho seguro dentro de uma jornada que estamos todos buscando superar. 

Sobre o autor

Chico

Chico Alves

Atuando como Customer Success na SocialBase, trabalhando lado a lado com uma equipe talentosa e com muita energia, em um ambiente desafiador e em constante inovação, contribuindo para o crescimento consistente de clientes que são referência em seus segmentos.

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