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Engajamento

3 dicas para ter uma campanha de comunicação engajadora

Antes de te dizer como fazer com que os colaboradores engajem em uma campanha de comunicação interna, você precisa entender o que é engajamento e por que ele é importante.

Os profissionais de comunicação falam muito sobre a importância do engajamento. No entanto, é comum que existam dúvidas sobre assunto. Engajamento é algo que vai muito além das curtidas que sua campanha consegue nas redes sociais, já que tem a ver com envolvimento, interação, intimidade e influência.

Isto é, as campanhas que têm engajamento são aquelas que conseguem fazer as pessoas tomarem uma atitude, memorizarem uma informação ou falarem sobre o assunto. Essas são as formas qualitativas de medir o engajamento.

O índice de engajamento pode ser medido de maneira quantitativa por, além de curtidas, comentários, respostas, usuários que marcam outros usuários, compartilhamentos – principalmente em plataformas de comunicação interna.

O engajamento interno é algo importante para qualquer tipo de negócio, porque é essencial para manter as pessoas bem informadas e motivadas, aumentando o senso de pertencimento, o alinhamento, a compreensão das mensagens e até a produtividade. Vamos para as dicas?

Conheça seu público

Para alcançar seu público-alvo, você precisa primeiro conhecê-lo. Saber qual o perfil das pessoas que vão receber aquela campanha, fará com que você trace a estratégia correta para despertar o interesse dessas pessoas para a sua campanha. Cada tipo de informação tem o seu público específico. É importante estar atento ao que o seu público interno deseja e o que ele precisa receber de informação, estabelecendo com ele uma relação de proximidade e interação.

1. Conteúdo de qualidade

Sabia que na hora de divulgar campanhas, em qualquer canal de comunicação interna, a qualidade do material deve condizer com a sua empresa? Os colaboradores perdem a atenção facilmente, pois a internet está repleta de informações, e hoje os comunicados da empresa concorrem com todo tipo de marketing e publicidade. Isso pode induzir as pessoas a fazer várias coisas ao mesmo tempo, pular e-mails que não consideram importantes, ou simplesmente passar reto por um mural ou TV corporativa se o conteúdo não for interessante.

Por isso, o conteúdo deve prender a atenção, para que o colaborador sinta-se atraído ao visualizar a sua campanha. Evite erros gramaticais, tire boas fotos, faça peças com uma boa estética e invista em conteúdos criativos e que permitam a interação do colaborador. Afinal, qual colaborador não gostaria de poder dar sua opinião para a empresa?

2. Comunicação integrada

Se você está em busca de como aumentar o engajamento interno, já deve saber que dispor somente de um canal não basta. Plataformas de comunicação interna, e-mail, murais, boletins… Use seus canais ao seu favor. Isso não quer dizer utilizar todos ao mesmo tempo, com o mesmo tipo de informação, mas sim combiná-los de maneira inteligente, postando conteúdos adequados para cara tipo e formato, de maneira integrada, garantindo um maior alcance – não uma informação repetida Portanto, não cometa o erro de usar a mesma linguagem para todos esses canais, cada um exige uma abordagem diferente. Neste ponto, uma Matriz de Canais pode te ajudar.

3. Mensuração dos resultados

Se você fez uma campanha, ela precisa ser mensurada: então mantenha sempre um acompanhamento constante. Tenha um objetivo claro para cada campanha e escolha um indicador para acompanhar (seja ele qualitativo, por exemplo: fazer os colaboradores aprenderem a separar o lixo. Ou quantitativo: obter mais de 80% de curtidas na campanha em sua plataforma de comunicação interna).

Depois disso, acompanhe e apure os resultados.

Observe comentários para sentir como está sendo sua aprovação e pesquise os horários em que o seu público está online, ou costuma consumir as informações da empresa. Assim você pode oferecer conteúdos novos e mais interessantes que têm maiores chances de engajar!

Se você seguir tudo isso que eu te falei, o engajamento do seu público interno com as campanhas e ações de comunicação irão ter muito mais retorno e impacto no negócio. Se você ainda não é cliente da SocialBase e ficou com vontade de conferir como essas dicas de engajamento se aplicam na nossa plataforma, peça um teste gratuito.

Vale a pena, viu!?

Sobre o autor

Samarony

Samarony Batista

Samarony Batista é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já trabalhou nas Assessorias de Comunicação da Justiça Federal do Amazonas e da UFAM, onde se formou. Também trabalhou como Mestre de Cerimônias na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é Analista de Comunicação na SocialBase, onde desenvolve atividades de Comunicação Interna, Endomarketing, Gestão de Eventos, Produção Audiovisual, desenvolvimento de Planos de Comunicação, Cultura Organizacional e Marketing.

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