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As 10 competências comportamentais que você precisa ter em 2020 e como aplicá-las no SocialBase

Competências comportamentais e socialbase

Você já deve ter ouvido a frase “as empresas contratam as pessoas por suas competências técnicas e as demitem pelas comportamentais”. Mais do que possuir a expertise para uma determinada função, para ser um profissional de alta performance, é necessário também considerar o desenvolvimento de habilidades pessoais.

E você sabe quais são as competências comportamentais que mais fazem a diferença na hora de uma contratação? De acordo com uma pesquisa da Robert Half Recrutamento e Seleção, feito com base no Guia Salarial 2020, as habilidades mais demandadas pelas empresas até 2022 serão visão de negócio (opinião de 51% dos líderes), pensamento estratégico (48%), liderança (48%) e capacidade de adaptação (42%).

Se no ambiente corporativo essas habilidades refletem o perfil mais desejado pelas organizações, nada melhor do que desenvolver e aplicar esses comportamentos também dentro do seu SocialBase. Por isso, selecionamos as 10 competências comportamentais que estarão em alta neste ano e como colocá-las em prática na sua plataforma de comunicação interna.

1. Boa comunicação

Saber se comunicar é essencial para alcançar a produtividade e manter fortes relações de trabalho em todos os níveis de uma organização. Por isso, para tornar a comunicação ainda mais eficiente, é essencial que o colaborador saiba traduzir questões técnicas de sua área para diferentes públicos, desde o time operacional até o CEO da empresa. Nas publicações do SocialBase, isso funciona da mesma forma. Por isso, seja claro e objetivo com os seus colegas e procure mantê-los sempre alinhados sobre os processos e novidades do seu time.

Crie publicações sobre o seu trabalho de forma simples dentro de grupos ou para seus seguidores. Use @ para mencionar seus colegas e # para destacar assuntos. Além disso, defina o fluxo correto das informações e utilize estratégias diferentes para atingir cada público. Faça as publicações alcançarem todos os colaboradores no tempo certo, garantindo a transparência e o alinhamento.

Antes de elaborar o que será comunicado, lembre-se sempre de considerar as características do seu público, como o nível de instrução e até mesmo a área em que atua, . Esses fatores são relevantes em sua comunicação, pois contribuem para uma melhor compreensão da mensagem.

2. Bom relacionamento interpessoal

Manter o bom relacionamento interpessoal é um dos principais estímulos do SocialBase. Por isso, utilize os grupos para interagir com seus colegas, compartilhar conteúdos, debater ideias e fomentar a inovação.

Curtir, comentar e compartilhar as publicações de outras pessoas também são ações que devem ser incentivadas para demonstrar interesse e melhorar o relacionamento entre os colaboradores. A interação dentro da plataforma é fundamental para gerar mais engajamento e fortalecer o alinhamento entre as áreas.

Quando as equipes estão em sintonia com os objetivos estratégicos do negócio e se conectam de forma verdadeira, fica ainda mais fácil atingir bons resultados. Aproveite também para conversar com seus colegas instantaneamente usando o chat do SocialBase.

3. Dinamismo

Colaboradores dinâmicos têm a capacidade de raciocínio rápido e conseguem realizar as tarefas com mais agilidade do que os demais. Isso potencializa não apenas sua produtividade, como também os resultados do negócio. E se a capacidade de administrar várias demandas é um grande diferencial competitivo na hora de concorrer a uma vaga, no dia a dia das empresas o SocialBase se torna um importante aliado para desenvolver essa competência.

A conexão com todas as áreas da organização facilita a troca de informações e alinhamento entre os times. Além disso, no SocialBase também é possível ter fácil acesso a relatórios, sistemas e softwares que auxiliam nas rotinas de trabalho da empresa, utilizando a área de Aplicativos da plataforma (confira mais detalhes neste artigo aqui).

Com as notificações ativadas, você pode acompanhar as novas publicações e interações que aconteceram dentro do SocialBase enquanto você esteve ausente. Agora se o assunto é agilidade no alcance da informação, é possível utilizar a ferramenta de busca para encontrar colegas, assuntos publicados, grupos ou arquivos .

Caso você seja administrador de algum grupo ou mural de comunicados, você poderá agendar suas campanhas de comunicação e ganhar tempo para outras atividades.

4. Domínio do idioma inglês

Não é novidade que o inglês é essencial para crescer na carreira e alcançar as melhores posições dentro de uma empresa. Por isso, para fortalecer o domínio do idioma entre os colaboradores, crie um grupo no SocialBase relacionado ao assunto e compartilhe sugestões de cursos, livros, vídeos e outros conteúdos que possam aperfeiçoar esse conhecimento.

Promova também grupos de estudo e compartilhe na rede todas as trocas geradas a partir dos encontros. Importante também destacar que essa dica funciona para outras línguas de interesse dos colaboradores. Aproveite e altere o idioma do seu SocialBase para inglês ou espanhol e comece a exercitar.

5. Flexibilidade

Vivemos em um cenário de constante mudança. Por isso, é importante considerar o nível de flexibilidade dos colaboradores, já que esse movimento se reflete dentro das organizações. Bons profissionais sabem que as circunstâncias mudam de forma acelerada e é preciso ter capacidade para se adaptar na mesma velocidade.

No ambiente profissional, procurar diferentes soluções aos problemas não previstos, oferecer ajuda quando alguém da equipe está sobrecarregado ou buscar conhecer outros pontos de vista antes de tomar decisões são exemplos de quem demonstra flexibilidade.

Aproveite os grupos da sua plataforma SocialBase para gerar debates construtivos e pensar em novas soluções de forma colaborativa.

6. Hands on (mão na massa)

Ser um profissional que coloca a mão na massa e que incentiva processos colaborativos também está entre as tendências para 2020. Nesse sentido, o SocialBase é uma importante ferramenta para desenvolver essa competência.

Dinâmica e interativa, a plataforma SocialBase permite a colaboração a partir de grupos por equipes, projetos multidisciplinares ou interesses em comum. Utilize esses espaços para absorver novos conhecimentos e potencializar suas entregas junto aos colegas. Compartilhe experiências e conteúdos relacionados à sua rotina, promova debates e aproveite a rede para aprimorar os processos a partir do diálogo.

7. Orientado a resultados

Quando um profissional é orientado a resultados, ele demonstra exatamente o que quer e aonde quer chegar como parte de uma organização. Além disso, não mede esforços para alcançar as metas definidas e realiza as atividades de acordo com o que foi prometido.

Assim como na rotina de uma empresa, desenvolver essa competência dentro do SocialBase permite que você seja um profissional de alta performance. Para demonstrar essa habilidade, promova a colaboração dentro dos grupos que participa e agilize os processos para alcançar os melhores resultados.

8. Perfil multidisciplinar

Saber aplicar conhecimentos de diversas áreas no setor em que é especialista é um perfil bastante desejado pelas empresas. Com o SocialBase, é possível conhecer a rotina de outros times e trocar experiências com colaboradores de diferentes equipes.

Por isso, siga seus colegas e participe de grupos de áreas distintas para garantir uma visão sistêmica do negócio e buscar conhecimento. Incentive a criação de grupos para falar sobre diferentes cursos, especializações, palestras e workshops.

9. Senso de dono

Sabe aquela coisa de vestir a camiseta? Agir desta forma e compartilhar do mesmo propósito da empresa é algo bastante valorizado no mundo corporativo. Por isso, expresse o quanto que você se preocupa com o crescimento sustentável do negócio e publique no SocialBase conteúdos e iniciativas que demonstram esse sentimento.

Se aproprie de projetos dentro da organização e crie grupos relacionados ao assunto para compartilhar as ações na rede e manter seus colegas atualizados. Para isso, procure se manter ativo nos espaços de discussão da sua plataforma de comunicação interna. Vibre com as conquistas, sugira soluções para os problemas e mantenha as equipes sempre alinhadas sobre as suas atividades.

Além disso, se você é administrador de um grupo, aproveite para criar enquetes para conhecer a opinião dos demais colaboradores e melhorar ainda mais os processos.

10. Visão de negócio

Ter consciência da direção para onde a empresa está indo é essencial para ser um profissional bem-sucedido. A visão clara do futuro vem junto com a habilidade de tomar as decisões necessárias para chegar lá, pois é fundamental enxergar além do negócio. Nesse sentido, os murais de comunicados no SocialBase poderão lhe ajudar a se manter atualizado sobre os direcionadores estratégicos e culturais do negócio, assim como ficar por dentro dos objetivos da empresa.

E aí, gostou das nossas dias? Então compartilhe com seus colegas e ajude a tornar cada colaborador da sua empresa um profissional alinhado às competências mais desejadas pelas empresas em 2020.

Sobre o autor

Cris

Cris Medeiros

Jornalista e parte do time de Customer Success da SocialBase. Natural de Cruz Alta, interior do RS, deixou Porto Alegre para viver sua paixão por comunicação interna em Floripa.

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