Início » Lideranças » Como envolver as lideranças para gerar conteúdos para o SocialBase: 10 dicas para ser um líder influenciador
Lideranças

Como envolver as lideranças para gerar conteúdos para o SocialBase: 10 dicas para ser um líder influenciador

Liderar equipes é  um trabalho bastante desafiador até para quem já tem alguns anos de experiência. Orientar e inspirar outras pessoas exige um certo cuidado em qualquer tipo de decisão que se deva tomar na organização, pois estamos lidando com diferentes  personalidades e sentimentos, o que exige de um líder ainda mais cautela.

Comunicar-se com clareza e da maneira correta com cada tipo de público dentro da empresa é uma das melhores técnicas para se conseguir maior alcance da mensagem que você quer passar, e também garantir que seus colaboradores entendam o que você quer dizer.

Sabemos que para adquirir todo o conhecimento necessário para ser um comunicador de excelência requer muitas horas de estudos, treinamentos e colocar tudo isso em prática. Também sabemos que o tempo de um líder precisa ser bastante otimizado, já que ele acumula funções de gestão, cumprimento de metas, produção entre outros. Por isso, selecionamos 10 dicas  para tornar as lideranças verdadeiros influenciadores na comunicação interna utilizando o  SocialBase.

1. Siga os seus colaboradores: Parece ser algo básico, mas seguir o perfil dos liderados representa muito para eles, principalmente se na cultura da empresa eles não têm muita facilidade de se aproximar e trocar uma ideia com as lideranças. Essa pequena atitude pode proporcionar ao colaborador a sensação de que ele não é apenas mais um na organização e de que os líderes se importam com ele.

2. Crie, participe e interaja nos grupos: São nos grupos que a comunicação da empresa acontecem organicamente. Participando dos grupos das suas equipes e de outros temas diversos, você se aproxima ainda mais dos colaboradores e faz com que eles ganhem mais confiança ao se aproximar das lideranças.

3. Responda comentários e mencione as pessoas: Ninguém quer ser ignorado, portanto, se você visualizar a publicação de um colaborador, responda cordialmente, elogie e incentive esta pessoa a continuar fazendo um bom trabalho e por ser um usuário ativo no SocialBase.

4. Crie publicações motivadores em seu perfil: Não seja aquele líder que só fica observando e não interage com ninguém. É mais interessante quando você mostra que está presente e que gosta de interagir com todos os colaboradores. Crie publicações em seu perfil ou nos grupos que você participa para motivar ainda mais os colaboradores a usarem a plataforma.

5. Compartilhe artigos para seus liderados: Saia mais das dependências da empresa e traga conteúdos de fora para seus grupos. Encontrou um artigo ou uma matéria interessante sobre o segmento da empresa, ou sobre qualquer assunto interessante? Compartilhe o link na plataforma e mencione os colaboradores para que aconteçam discussões construtivas na plataforma.

6. Publique fotos e vídeos da sua rotina com seus liderados: Fotos e vídeos são mídias que geram muito engajamento, então se aproprie disso e faça publicações para passar uma mensagem importante, com tons mais descontraídos. Lembre sempre de mencionar outras pessoas a partir do @, para que os colaboradores tenham mais interesse em saber como é o cotidiano da sua equipe e assim possam ter você como exemplo.

7. Estimule a competitividade saudável: Lance desafios para seus times e promova a competitividade saudável. Faça reconhecimentos de pessoas e perceba que isso pode acelerar e até superar as metas estabelecidas pela organização.

8. Redija as pautas de reuniões: Compartilhe na plataforma parte ou totalmente as pautas que acontecem nas reuniões onde nem todos têm a oportunidade de participar. Dessa maneira, você demonstra que está preocupado em apresentar para seus liderados decisões que estão sendo tomadas, e também mantém todos mais alinhados e antenados com os objetivos da empresa.

9. Estimule o uso da plataforma: Mantenha uma rotina de uso da plataforma, faça agendamentos de publicações para otimizar o seu tempo, converse pessoalmente com os colaboradores explicando a importância do uso da plataforma para que a comunicação interna seja mais colaborativa.

10. Faça uma pesquisa de clima com enquetes: Faça enquetes dentro de grupos para mensurar o clima organizacional.Com esses números, você poderá saber se os colaboradores estão felizes ou se é necessário fazer ações para melhorar o clima na empresa.


Gostou dessas ideias? Se você já é nosso cliente, que tal aplicar na plataforma? Se você ainda não é cliente, teste grátis o SocialBase. Você poderá convidar quantas pessoas quiser e aplicar essas dicas para se tornar um líder influenciador e ajudar a transformar a comunicação interna da sua empresa.

Sobre o autor

Samarony

Samarony Batista

Samarony Batista é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já trabalhou nas Assessorias de Comunicação da Justiça Federal do Amazonas e da UFAM, onde se formou. Também trabalhou como Mestre de Cerimônias na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é Analista de Comunicação na SocialBase, onde desenvolve atividades de Comunicação Interna, Endomarketing, Gestão de Eventos, Produção Audiovisual, desenvolvimento de Planos de Comunicação, Cultura Organizacional e Marketing.

/* ]]> */